A partir do dia 04 de novembro, os estudantes de 5º e 9º da rede municipal de Goiânia devem retornar às aulas 100% presenciais. A medida foi anunciada em decreto publicado no Diário Oficial do Município na manhã desta quarta-feira (27). Os alunos destas séries farão a prova de índice Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no fim do mês.
Leia mais: Goiânia suspende obrigatoriedade de aferição de temperatura
O decreto autoriza ainda a volta de 100% dos alunos ao ensino presencial no mês de janeiro de 2022, inclusive do ensino infantil. As outras séries devem retornar gradualmente até o fim deste ano.
Segundo o documento, “para o funcionamento de estabelecimentos públicos e privados de ensino regular nas etapas infantil, fundamental, médio e superior deverão ser obedecidos os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde”.
Dessa forma, será mantido o uso obrigatório de máscaras. Entretanto, segundo o secretário de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, o distanciamento mínimo de um metro entre as cadeiras e de dois metros entre estudantes e professores não será mais obrigatório.
“Agora nós não temos mais aquela questão do distanciamento até então imposto pelos últimos decretos. Com essa nova realidade, já estamos cumprindo o planejamento para o aumento desses alunos em sala de aula até chegarmos em 100%”, afirma o secretário.
O retorno às aulas presenciais será escalonado de acordo com cronograma a ser estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. “Nós iremos fazer essa retomada de maneira planejada e também gradativa”, destaca Wellington Bessa.