Com o fim do Campeonato Brasileiro, as atenções da imprensa e do torcedor se voltam novamente para as disputas locais e o início da preparação dos clubes para o Goianão 2013. Após o jogo entre o Goiás e Joinville, ouvi o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, sobre o andamento do quadro de arbitragem da entidade.
Desde o início do semestre, o ex-árbitro FIFA, Antônio Pereira, deixou o comando da comissão local para assumiu a diretoria, ao lado de Aristeu Tavares, da Comissão Nacional de Arbitragem. A mudança veio após erros consecutivos contra o Corinthians, em um clássico contra o Santos, no final do primeiro turno.
Sem um nome de peso para comandar a comissão da FGF, a decisão de Pitta será por uma pessoa fora do meio do futebol – que não tem um currículo. O lado positivo é aproveitar uma pessoa sem vícios e sem vínculos clubísticos. O ruim é aparecer um aventureiro e atrapalhar o crescimento dos profissionais e o trabalho de revelação de novos “apitantes”. Flávio Kanitz e Urias Crescente que pertenciam a comissão anterior não devem continuar. Confira a entrevista de André Pitta:
{mp3}stories/audio/VINICIUS-TONDOLO/2012/2511andrepita{/mp3}
ATLETICO
Talvez a falta da responsabilidade de conseguir resultados positivos possa até enganar o torcedor atleticano nesta reta final de Campeonato Brasileiro que vai sentindo um certo alívio nas últimas rodadas do campeonato nacional. Como os jogadores gostam de dizer “encerrando com a cabeça erguida”.
Eleito a fera do jogo na vitória diante do Palmeiras, o meia Rayllan voltou a marcar gol com a camisa rubronegra. Aí vai o mérito do técnico Jairo Araújo que vem cobrando do atleta que se aproximasse da grande área para ajudar o ataque. Os dois gols foram feitos (diante de Atlético-MG e Palmeiras) aproveitando o rebote dos goleiros adversários.
Rayllan veio do Bahia de Feira no início do Brasileirão. Pediu paciência e oportunidades. Paciência diante do processo de adaptação e oportunidades para jogar. Ganhou as duas. E seria um bom nome para compor elenco e treinar desde o princípio do ano.
No próximo compromisso, o Atlético definirá o companheiro na Série B. O adversário será o Bahia. Portuguesa e Sport estarão de olho. A especulação de “malas” de todas as cores começa a correr pela imprensa de todo o Brasil.
BRASIL
Até esperava a demissão de Mano Meneses após a eliminação na Copa América ou até mesmo ao final das Olimpíadas. No momento que as coisas pareciam caminhar com um futebol mais organizado, rompe-se a filosofia implantada desde julho de 2010 – quase 70% de aproveitamento.
A CBF ganhou contornos ainda maiores de politicagem. André Sanchez solta frase polêmicas a todo instante deixando bem claro os motivos que levaram a demissão de Mano. Antes de sair, o próprio soltou que “ouviu dizer que Felipão será o nome”…