Em represália contra a postura de oposição do vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB), o prefeito Paulo Garcia (PT) confirmou a troca no comando da Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG). Deixou o cargo Ormando José Pires, que é primo de Agenor Mariano, e assumiu o posto o então Controlador-Geral do Município, Edilberto Dias.
Na primeira entrevista como presidente da Companhia, Edilberto fez referência às gestões anteriores à dele, de Ormando José e Luciano de Castro, que foram acionados várias vezes pelo Ministério Público em denúncias de corrupção e fraudes em licitações e respondem a processos na Justiça.
Ao comentar sobre a legalidade das ações à frente da Comurg, Edilberto afirmou que não pretende deixar o cargo processado.
“Vou analisar todos os contratos. Trarei procuradores e auditores do município para dentro da Comurg, vamos trazer os melhores quadros da prefeitura para agilizar os trâmites legais. Não vou sair daqui processado porque vou cuidar bem da legalidade, ela vai ser fundamental para qualquer processo da Comurg. Sou controlador e advogado, gosto das coisas bem legais”.
O ex-presidente da Comurg, Ormando José, comentou a declaração de Edilberto Dias e espera que seja inocentado das acusações do Ministério Público.
“O que eu tenho é extrema consciência tranquila. Tudo faz parte de investigações e outra mais podem acontecer. O serviço público é dinâmico, a Comurg tem mais de nove mil colaboradores, então tudo tem uma amplitude bem maior. Todas as investigações serão encaminhadas para uma solução com a inocência de todos os envolvidos”.
Edilberto Dias ainda garantiu que a parte operacional da Comurg terá serviços intensificados com o objetivo de deixar a cidade limpa e organizada. O novo presidente admite a ocorrência de problemas na manutenção dos caminhões da coleta de lixo, mas que a situação será normalizada na próxima semana.
Cortes na estrutura e privatização de serviços da Comurg ainda serão analisados pelo presidente Edilberto Dias junto com o prefeito Paulo Garcia (PT).
*com informações de Rubens Salomão