A renovação da frota do Eixo Anhanguera, manutenção dos ônibus e uma provável extensão do Eixo Anhanguera até Senador Canedo e Trindade são as prioridades do novo presidente da Metrobus, Carlos Maranhão. Segundo Maranhão, a concessão do “eixão” está perto de ser renovada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CMTC).

“Não temos dúvida que a Câmara vai renovar, já tivemos oportunidade de ter algumas reuniões com o presidente da CMTC, e dentro dessa possibilidade concreta da renovação”, garantiu. O presidente da Metrobus também revelou que está providenciando licitação para a compra imediata de 80 veículos.

“No máximo 60 a 90 dias já começam a chegar esses ônibus. Mais de 90% da frota está acima de 12 anos, o que é uma coisa ruim no transporte público”, disse. Cada ônibus custa em média R$ 900 mil, e terá capacidade para 150 passageiros. O custo estimado para a compra de toda a frota é de  R$ 72 milhões.

Extensão

Outro projeto apontado como prioridade do novo presidente da Metrobus é a expansão da linha do Eixo Anhanguera, que agora iria até Senador Canedo e também a Trindade. Esse projeto de expansão, segundo Maranhão, existe há cerca de 10 anos, desde quando o governador do Estado era Naphtali Alves.

“Tem que fazer adaptação para as estações, e hoje nós temos no Eixo Anhanguera essas estações elevadas que precisam ser construídas de maneira que o passageiro possa embarcar e desembarcar nas estações ao longo das rodovias. Isso eu estou falando na rodovia para Trindade, e na rodovia na direção de Inhumas. Nesses casos, que já temos levantados, é bem mais barato, nós estimamos que vamos gastar em torno de R$ 16 milhões, em cada uma dessas extensões”, explicou.

A vida útil de um ônibus do Eixo Anhanguera é de oito a dez anos. Segundo Carlos Maranhão, a linha é a mais rentável dentre as 16 cidades que a Metrobus atua no Estado. Ela corresponde a cerca de 20% de todas as passagens vendidas nessas cidades juntas.