O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, deu posse na manhã de hoje(19), ao novo Secretário de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues. A cerimônia aconteceu no Salão Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas. Por conta da pandemia do COVID-19, o evento foi rápido e bem restrito, sem a presença de representantes dos clubes de futebol ou da Federação Goiana de Futebol.
Na solenidade o Governador não concedeu entrevista, fez apenas um pronunciamento, destacando o aumento dos casos de COVID no Estado e no Brasil
“Ao Secretário Henderson Rodrigues e sua esposa Ana Mônica, eu desejo sucesso à frente da Secretaria. É uma Secretaria extremamente importante, tem tudo a ver com o resgate das crianças, tem uma função social enorme. É uma opção que encanta as crianças e deve ser cada vez mais intensificada, aplaudida, para que as pessoas se sintam orgulhosas de poder ter no esporte escolhido ou por aquela opção cultural, o reconhecimento do Estado. Para que nossos jovens não sejam cada vez mais, sequestrados pelo narcotráfico e criminalidade no nosso Estado”, destacou Ronaldo Caiado.
A reportagem do Sistema Sagres de Comunicação entrevistou o novo Secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, que falou sobre sua experiência e esse novo desafio. Henderson que sucederá o até então Secretário, Rafael Rahif.
“Tive ao longo da minha vida profissional e na juventude, a prática de esportes. Acredito muito no desenvolvimento do ser humano de o fato gerador, começar nos municípios, onde se gera seres humanos mais desenvolvedores do seu ser. Então a prática do esporte e lazer acaba refletindo na educação, saúde e convívio social”.
Em relação ao trabalho a ser feito e o efeito que espera, Henderson Rodrigues destacou a parte de formação do jovem para uma melhora na sociedade.
“Investir no ser humano, na adolescência, na juventude, onde você vai trazer pessoas que vão seguir suas carreiras profissionais como atletas de alto rendimento e pessoas mais humanas. Enxergando uma nova sociedade para o nosso Brasil e para Goiás”, ressaltou Henderson.
Sobre orçamento para viabilizar as intenções de prosseguimento e melhorias no esporte e lazer do Estado, Henderson Rodrigues já tem uma estratégia.
“Vamos buscar parceria com os órgãos estaduais, órgãos municipais, vamos buscar através emendas de orçamento junto a Câmara Federal, com o Deputado Lucas Vergílio. Então, temos algumas estratégias que vamos desenvolver e vamos fazer com que o Estado de Goiás tenha um desporto e lazer à altura que o Governador espera de nós”.
Serra Dourada
Ultimamente os clubes de Goiânia vem utilizando seus estádios próprios nas disputas das competições que estão inseridos. O Serra Dourada precisa de alguns ajustes para atender exigências da CBF e dentro disso, Henderson Rodrigues informa que ainda será feito um estudo pra entender o caso específico do estádio.
“Nós vamos fazer as avaliações, vamos aprofundar nas avaliações com a participação dos clubes de futebol e não é só futebol. Temos outras atividades que podemos gerar dentro do Estádio Serra Dourada. Essa avaliação tem que ser aprofundada junto à sociedade e ter um resultado efetivo, para a utilização do Serra Dourada”, explicou o Secretário.
Sobre a possibilidade de reforma no Estádio Serra Dourada, Henderson Rodrigues preferiu não adiantar nada. Fez questão de dizer que tudo depende de avaliações, não só para o estádio, como para outros pontos de esporte e lazer.
“A gente não sabe ainda as informações que virão sobre a parte de investimento. Só poderei falar algo sobre o Serra Dourada a partir do momento que avaliarmos as infraestruturas e não só do Serra Dourada. Temos o Autódromo Ayrton Senna, o Centro de Excelência, o Estádio Olímpico, Goiânia Arena, temos os ginásios no interior e temos que avaliar isso conscientemente. Claro que vamos precisar de investimento, mas com planejamento. Tem a questão da pandemia e temos que fazer o planejamento de acordo com as orientações sanitárias e é outra situação que vamos avaliar”, concluiu Henderson Rodrigues.
Ouça entrevista com Henderson de Paula – Novo Secretário de Esportes