Tomaram posse na manhã desta segunda-feira (9) os novos diretores do Hospital Materno Infantil (HMI). Francisco Azeredo Bastos assume a Direção Geral e Ivan Isaac, Direção Técnica. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Faleiros, a troca na direção atende a necessidade de se solucionar os problemas enfrentados pelo HMI nos últimos meses, como o déficit de médicos pediatras e intensivistas.

“Essas mudanças já eram previstas. O então diretor geral da unidade, Cezar Gonçalves, já havia demonstrado interesse em deixar o cargo devido à incompatibilidade de agenda. Buscamos profissionais adequados e competentes para assumirem essa incumbência e contribuírem com a solução dos problemas, enquanto não transferimos a administração para uma Organização Social”.

Segundo o secretário, um dos grandes desafios do poder público é oferecer atrativos, como o salarial, para manter os profissionais, ou até mesmo estimularem seu ingresso na saúde pública. No entanto, com o novo perfil administrativo, caberá à OS garantir melhorias salariais enquanto o poder público se empenha em formular um novo plano de cargos e salários.

Faleiros mencionou que os quatro processos para transferência da gestão dos hospitais públicos para OSs, dentre eles, o HMI, já foram iniciados no último dia 29. No momento, eles se encontram em poder da advocacia setorial. “Esperamos que até o dia 15 de janeiro todos os trâmites burocráticos estejam concluídos para iniciarmos o chamamento público dos hospitais que também passarão pela mudança de gestão”.

Perfil dos novos diretores

O novo diretor geral do Hospital, Francisco Azeredo Bastos, é neurocirurgião especializado pelo Hospital Santa Mônica e pós-graduado pela Universidade de Toronto, no Canadá. Seu ingresso na saúde pública se deu no governo de Henrique Santillo. Desde então, já atuou como neurocirurgião no Hospital Geral de Goiânia e no Hospital de Urgências de Goiânia. Em sua nova função no governo, Francisco tem se dedicado a analisar cada um dos problemas apresentados pelo HMI a fim de contribuir para a solução dos mesmos.

Já o novo diretor técnico, Ivan Isaac, assume pela segunda vez a direção no Materno Infantil. O médico pediatra tem 15 anos de trajetória na unidade, tendo assumido várias frentes nestes anos. Ivan considera que seu conhecimento e vivência na unidade permitirão contribuir para as melhorias necessárias no hospital.