A Secretaria de Saúde do estado entregou para as 12 centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Goiás novos equipamentos. Foram repassados 180 oxímetros e 111 desfibriladores. Os instrumentos serão importantes no socorro de pacientes vítimas de parada cardio-respiratória, e que precisam ser atendidos em no máximo 5 minutos.

“O governo federal repassou números suficientes para os 12 Samus com as suas 118 ambulâncias de suporte básico, e 18 motolâncias em todo o nosso estado, ainda com um número de reserva técnica”, destacou a secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro, em entrevista ao repórter da RÁDIO 730, Samuel Straiotto.

Uma das coordenadoras do Samu em Goiás, Estela Braga de Lima Tavares, ressaltou que os novos equipamentos, por serem mais simples, possibilitarão um atendimento mais ágil e de maior qualidade.

“A diferença dele é que ele é de fácil manuseio, e pode ser utilizado até por um leigo. Quando você coloca as pás adequadamente e dá as orientaçãoes em voz alta leva o  próprio leigo a fazer as manobras que são necessárias para salvar a vida”, afirmou.