Ao todo, 11 novos ônibus, sendo cinco bi articulados e seis articulados começaram a circular na linha do Eixo Anhanguera. Os novos veículos contêm um sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo com a porta aberta.

Os bi articulados têm a capacidade de transportar até 280 passageiros por viagem, enquanto que os articulados têm a capacidade de 170 pessoas. Serão 90 veículos que substituirão os 104 ônibus que atualmente circulam no Eixo.

A primeira viagem da nova frota foi feita em um dos ônibus bi articulados, que transportou autoridades municipais e estaduais do Terminal Padre Pelágio até a Praça Cívica. A comitiva foi recebida pelo Governador Marconi Perillo, em frente ao Palácio das Esmeraldas. Ele destaca a importância da renovação da concessão do Eixo feita por mais 20 anos.

“O trabalho se iniciou no começo do governo, quando a Companhia e o Prefeito Paulo Garcia resolveram aumentar o prazo de concessão para 20 anos. Nós começamos a estabelecer uma série de compromissos com a população usuária do transporte coletivo em Goiânia. Nós fizemos o compromisso que viabilizaríamos o dinheiro para aquisição de mais 90 ônibus 0 km para o Eixo Anhanguera, e felizmente conseguimos resolver este problema”, relata.

Diariamente, cerca de 240 mil pessoas utilizam o Eixo Anhanguera. Além da retirada dos veículos sucateados e a colocação de ônibus novos, a Metrobus ainda precisa resolver problemas estruturais na linha.

O asfalto na Avenida Anhanguera está cheio de óleo e com várias ondulações. O Prefeito Paulo Garcia declara que ajudará o governo do Estado na recuperação do piso. Segundo ele, foi feita a solicitação pelo Presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, e a Prefeitura vai repavimentar o Eixo, para que se recebam os ônibus de qualidade, além da restauração da iluminação do Eixo Anhanguera.

O Presidente da Metrobus, Carlos Maranhão argumenta que em breve iniciarão os trabalhos de recuperação do piso do Eixo e de reforma dos terminais. “Toda a parte de proteção das cercas também serão reformadas e pintadas. As próprias estações vão receber um acabamento melhor. Estamos colocando internet ao longo de toda a linha do Eixo, fazendo a reforma dos Terminais”, aponta.

A nova frota teve custo de 87 milhões de reais. As verbas para a aquisição são de empréstimo bancário com prazo de cinco anos e carência de seis meses para começar a pagar.