Os Núcleos de Apoio Comunitário (NAC’s) buscam possibilitar espaços de convivência aos setores comunitários e à terceira idade. Nestes núcleos são desenvolvidas atividades das Associações de Moradores dos Bairros, como curso de qualificação profissional, e ainda reuniões periódicas dos grupos de idosos.
O Secretário de Cidadania e Trabalho Henrique Arantes explica à repórter Nathália Lima que atualmente existem mais de 70 NAC’s sob a responsabilidade do Estado, que devem ser legalizados.
“Temos o interesse total em manter todos os NAC’s em atividade. Vamos reformar vários deles, a começar peça capital, além de colocar os aparelhos do Estado dentro de alguns NAC’s”, aponta.
A legalização dos núcleos foi um pedido dos próprios moradores, já que 55 NAC’s estão construídos em terrenos municipais, fazendo com que a Prefeitura de Goiânia reivindicasse a tutela dos locais.
Para a Presidente da Associação de Idosos do Bairro Feliz, Lúcia Darc, a esperança é que com o governo estadual, os idosos possam ter uma qualidade de vida melhor.
O Governador em exercício José Eliton afirma que as áreas municipais devem ser negociadas. “Quando foram construídos os núcleos, o então Governador Henrique Santillo visava atender o cidadão o cidadão, e ele o fez. Grande parte dos NAC’s foi construída em área pública, sob o poder municipal. Me preocupei com esta situação, determinei a suspensão dos processos, e vamos discutir este tema na Justiça”, completa.