Já foram registrados em Goiás, 49.683 casos de dengue até a 9ª semana de 2010. O número já é superior ao de 2009, em que 44.083 casos foram contabilizarados.  “Muita chuva e muito depósito disponível colaboraram para a infecção”, explicou o coordenador de controle de vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Jamilton de Freitas.

Em relação à última semana, (8ª), houve uma redução de 27% dos casos de dengue. Em média, a cada sete dias eram contabilizados 10 mil ocorrências. Nesta semana foi registrada uma queda de aproximadamente 6 mil casos.

“A maioria dos municípios está em queda no número de casos e a maior ocorrência é na região metropolitana”, informou Jamilton Freitas.

Nas nove primeiras semanas de 2010 ocorreram sete mortes por dengue hemorrágica. No total, desde o início do ano foram contabilizados 16 óbitos. No entanto, o número de casos de doença pode ser ainda maior. 69 municípios goianos não apresentaram a quantidade de registros.

“A gente já se encontra em estado de queda. A situação está um pouco mais trnquila, mas não podemos deixar de realizar o trabalho de prevenção”, destacou o coordenador.

Somente em Goiânia foram registrados aproximadamente 28 mil casos de dengue. Destes 40 são do tipo hemorrágica.