Nesta segunda-feira (19), o Manhã Sagres entrevistou o diretor da Diagnóstico Pesquisa, Tiller Belotti Júnior. Ele falou sobre a pesquisa feita pelo instituto e divulgada pela Sagres, em que Maguito e Vanderlan aparecem empatados para a prefeitura de Goiânia.

 

O instituto ouviu 625 eleitores da capital. Os entrevistados tinham idade igual ou superior a 16 anos. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,9% pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 14 e 16 de outubro de 2020. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de protocolo: GO-05451/2020 no dia 13 de outubro de 2020. A responsabilidade técnica é do Diagnóstico de Pesquisas de Comportamento Eireli e a contratação foi feita pela Rádio Clube de Goiânia S/A/ Rádio 730.

Tiller defendeu que essa última pesquisa foi diferente das outras porque não teve a influência de possíveis nomes que poderiam ou não sair como candidatos. Ele cita como, por exemplo, Wilder Morais. “Temos também alguns candidatos a mais que não estavam na pré-campanha, como o Gustavo Gayer, Antônio Vieira Neto e a Dra. Cristina. Ela pontuou muito na outra campanha, quase 5% na outra pesquisa”, explica.

Outro ponto que vale destacar é que o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar já diminuiu consideravelmente, assim como a pretensão de votos nulos.

O diretor do instituto destaca ainda que a rejeição por Elias Vaz também diminuiu. “A rejeição do Elias Vaz não é mais aquela rejeição expressiva, que tinha na outra pesquisa. Na verdade, a pontuação é a mesma, mas em comparação aos outros candidatos já existem quatro candidatos mais rejeitados que ele”, pontua.

Sobre a preferência dos candidatos para a população, Tiller explica que Adriana Accorsi, Vanderlan e Maguito subiram nas pesquisas. Contudo, o Maguito deu um salto maior nas pesquisas, que pode ser explicado pela propaganda na rádio e TV.

“Nós não fizemos uma pesquisa qualitativa, mas a ideia que temos é de que isso é devido a uma propaganda em rádio e TV. Porque o Maguito usou bastante a figura do Iris, falou que continuaria a obra dele, colocou vídeo do Iris falando bem dele. Isso com certeza influenciou bastante, porque os votos que foram para o Maguito não foram de candidato algum, é do pessoal que não sabia em quem votar”, conta.

Em outra pesquisa do instituto muitas pessoas declararam que gostariam de votar no Iris. De acordo com Tiller, a preferência pelo candidato era de mais de 50% das intenções de voto. Enquanto isso, o número de dúvidas e nulos ainda eram bem pequenos. “No cenário que não tinha o Iris, tinham muitos nenhum e não sabem”, pontua o diretor do instituto.