Os índices de criminalidade em Goiás tiveram resultados de redução pelo segundo mês seguido, em crimes com morte, segundo a secretaria de segurança pública do estado. Apesar disto, a análise do secretário, Joaquim Mesquita, é de que os números ainda são altos e medidas ainda vão ser implantadas para intensificar os trabalhos de repressão. Entre elas, a concessão de bônus em dinheiro para policiais que apresentarem os melhores resultados de redução dos índices.

Segundo a Gerência de Análise de Informações da secretaria, foram registrados 190 crimes com morte. Em abril haviam sido 197 e, antes, em março, 257. Em Goiânia, o número de homicídios também caiu pela segunda vez, 44 em maio, frente aos 50 de abril.

Joaquim Mesquita explica as medidas que ainda serão tomadas pela secretaria estadual de segurança pública. “Nós temos direcionados esforços da Polícia Militar e Civil para uma ação focalizada nas manchas criminais, sobretudo em Goiânia, para que a gente alcance uma redução na criminalidade, principalmente no que se refere a homicídios e roubos a residências e comércio,” aponta.

O secretário também explica como deve ser efetivado o bônus para policiais civis e militares, que formarem as áreas integradas de segurança pública, que tiverem redução nos índices. Segundo ele, o valor pode chegar ao valor de 20 mil reais por ano. “Isso depende do percentual a ser estabelecido e dos valores a serem pactuados. Mas uma das melhores situações poderíamos chegar a bônus que chegariam a R$ 20 mil por ano para cada policial da área que alcançar a maior redução na estatística de criminalidade,” revela.