O boletim semanal de dengue divulgado pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde-SPAIS, da Secretaria da Saúde mostra 95.252 notificações até a semana 30, com dados correspondentes até o dia 31 de julho. Ainda conforme as informações comparativas à mesma semana epidemiológica de 2009, houve aumento de 89,3 % do número de mortes. No primeiro semestre deste ano 53 pacientes morreram de dengue.

A superintendente da Spais, Elizabeth Araújo considera o número de mortes preocupante. “Os profissionais de saúde devem ficar atentos ao diagnóstico precoce da dengue, só assim poderemos diminuir esse alto índice de mortes”, ressaltou.

Segundo a superintendente, a população deve se conscientizar e procurar a unidade de saúde básica assim que surgirem os primeiros sintomas da doença. “A procura imediata pode fazer diferença no tratamento”, frisou.

Casos
Na lista dos municípios com maiores números absolutos de casos de dengue até a semana 30, Goiânia continua em 1º lugar, seguida por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí e Mineiros. Entre as cidades que apresentam maiores coeficientes de incidência, baseados no número de casos por 100.000 habitantes, o município de Itaguari possui hoje o maior índice: 788 casos, chegando e percentual em torno de 17,99% da população, coeficiente considerado de alto risco.