(Foto: Paulo Marcos/Ass ACG)
Lá se foram as 19 rodadas inicias do Campeonato Brasileiro da Série B e de agora em diante, todos os pontos conquistados ou não serão decisivos para as equipes que estão embaixo ou na parte de cima da tabela.
Assim como em 2016 –ano em que foi campeão da Série B-, o Atlético encerrou o primeiro turno dentro do G4. O aproveitamento, inclusive, é semelhante ao daquela temporada. Em 2016, foram 33 pontos conquistados e 57,9 % de aproveitamento; neste ano, 31 pontos e 54,4% de aproveitamento.
Apesar da boa campanha, o rubro-negro carrega a certeza de que os números poderiam ser ainda melhores. Isso porque dentro de casa, a equipe deixou escapar pontos importantes contra Vitória, Botafogo-SP, CRB e Brasil de Pelotas, times que estão abaixo do Dragão na tabela. Mesmo com os “tropeços” jogando no Estádio Antônio Accioly, o primeiro objetivo dentro da competição foi alcançado, como destaca o presidente Adson Batista.
Adson Batista
“Nossa programação está dentro do normal. Nós fomos campeões goianos, conseguimos manter a base e o time tem um bom conjunto. Então está tudo dentro do programado, nosso objetivo era estar dentro do G4 nessa virada e agora o grande objetivo que é estar no G4 ao final do segundo turno. Vamos trabalhar muito para isso, ter um ambiente harmônico e valorizar a equipe que é o mais importante. Temos muita confiança em atingir esse objetivo. Vai ser um segundo turno muito mais difícil e competitivo, mas a confiança é muito grande que podemos superar todas as adversidades. Nós temos uma equipe competitiva que se jogar o que pode, tem chance de chegar a esse objetivo”, disse o dirigente.
O presidente, inclusive, é apontado por Adolfo Campos como o grande responsável pela campanha rubro-negra na competição.
Adolfo Campos
“Penso que o Atlético está no caminho certo, fazendo um trabalho muito bom e pensa que assim voltará à primeira divisão do futebol brasileiro. O grande responsável por isso é Adson Batista, ele é o melhor dirigente dos três times de Goiânia, e é melhor como diretor de futebol e como presidente. Além disso o Atlético tem jogadores muito bons, como o goleiro Maurício Kozlinski, os meias Jorginho e Matheus, volante Moacir, zagueiro Gilvan e o artilheiro Mike. O Atlético tem um bom treinador que é o Wagner Lopes e tem o melhor dirigente do futebol goiano, como presidente e diretor de futebol. Por essas e outras, acredito que o Atlético voltará à Série A”, afirmou.
Mais confiante que Adolfo Campos, só o craque Tim. Segundo o comentarista, a vaga do Dragão na elite do futebol brasileiro no ano que vem já é realidade.
Tim
“Em 2020 o Atlético estará na Série A do futebol brasileiro. É um time muito equilibrado, que joga muito bem fora de casa também. Tem elenco, saem alguns jogadores, outros entram e o time permanece com a mesam qualidade. Só precisa melhorar um detalhe: jogos em casa contra times menores que estão brigando embaixo na tabela. Melhorando isso, o Atlético com certeza estará no final de novembro entre um dos quatro com o acesso à Série A do futebol brasileiro”, comentou.
Quem também está confiante no sucesso do Atlético nesta Série é o mais sensato comentarista das Feras do Kajuru, Evandro Gomes.
Evandro Gomes
“Eu acredito no time do Atlético sim porque é uma equipe que até aqui não decepcionou no Campeonato Brasileiro. Já há algum tempo se mantém entre os quatro melhores da Série B, tem um time muito arrumado, muitíssimo bem treinado pelo Wagner Lopes e tem jogadores com uma capacidade incrível de definir uma situação quando o Atlético se encontra em uma enrascada. É o caso do Mike, melhor jogador da equipe no momento; com o crescimento do Jorginho falta só o centroavante Pedro Raul ou quem sabe o próprio Rodrigo Rodrigues, voltar a marcar gols. No mais, um goleiro espetacular, uma defesa firme, um meio-campo que arma bem as jogadas e um ataque que está muito bem. Não há porque duvidar do acesso do Atlético para a Série A do ano que vem”, analisou.
Na visão de José Carlos Lopes, três times já estão com um pé na Série A de 2020, mas o Dragão tem tudo para estar entre os quatro primeiro colocados na 38º rodada.
José Carlos Lopes
“Para mim, o Atlético é um dos favoritos para subir. Na minha opinião o Coritiba já subiu, o Bragantino também e o Sport tem uma grande possibilidade de subir. O Atlético é um time maduro, um time experiente na Série B que já aprendeu como conquistar o acesso e foi até campeão. Então acho que o Atlético é o favorito para a quarta vaga. Deve brigar por essa vaga com a Ponte Preta, Botafogo-SP e Londrina que acabou perdendo força. São esses os times que vejo que podem brigar com o Atlético. Precisa de alguns ajustes? Precisa. Corrigir algumas coisas? Sim, e os vacilos que estão acontecendo principalmente no Antônio Accioly também. Mas eu vejo o Atlético com essa possibilidade de ser o favorito por essa quarta vaga”, explicou.
Completando o time de comentaristas confiantes no acesso do Dragão, o craque Marcelo Borges chama atenção para o trabalho de Wagner Lopes. Segundo ele, o treinador tem deixado a desejar em algumas escolhas.
Marcelo Borges
“Eu falei há dois meses da possibilidade de acesso pelo time rubro-negro e eu continuo acreditando. A cada rodada que passa, pela qualidade que a equipe tem demonstrado com um time titular muito bom. Alguns jogadores têm se destacado, como o goleiro Kozlinski, para mim um dos três melhores goleiros da Série B; o Gilvan que hoje é o melhor zagueiro do futebol goiano; o Moacir que é o cara da transição no meio campo, motorzinho, incansável e tem sido destaque na maioria dos jogos; Jorginho que oscila muito, mas que é um jogador interessantíssimo; mas a única dúvida que eu tenho é o Wagner Lopes, que tem deixado muito a desejar, principalmente na leitura de jogo nas substituições que são muito ruins. Mas mesmo assim, acredito no acesso”, concluiu.
O Atlético inicia sua caminhada neste segundo turno recebendo o São Bento no Estádio Antônio Accioly, às 16h30, com cobertura completa das Feras do Kajuru.
{source}<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/673224950&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}