O Campeonato Goiano de 2023 começa nesta quarta-feira, 11, com a realização de três partidas: Inhumas x Anápolis, Goianésia x CRAC e Vila Nova x Goiânia. O complemento da primeira rodada será na quinta-feira, 12, com os jogos: Iporá x Morrinhos, Grêmio Anápolis x Atlético e Goiás x Aparecidense. A final será disputada no dia 3 de abril.

Para mim, a edição 80 do Campeonato Goiano tem tudo para ser a melhor dos últimos anos. Primeiro, porque terá uma nova fórmula de disputa. O Estadual será disputado por 12 clubes, em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam às quartas de final e os dois piores são rebaixados à Divisão de Acesso. Nas quartas, semifinal e final, os jogos serão realizados em ida e volta. Os clubes de melhor campanha fazem a segunda partida em casa. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, o vencedor será conhecido na disputa de pênaltis.

Acho essa fórmula mais justa e atraente do que a anterior, quando as 12 equipes eram divididas em grupos. Pelo formato atual, todas as equipes se enfrentarão com chances iguais para todos. Não haverá o desequilíbrio que às vezes ocorria na formação dos grupos.

O campeonato pode ser melhor ainda porque as equipes estão se reforçando. Do estadual, sairão os três representantes goianos na Copa do Brasil de 2024. Isso dará outro peso para a competição. As equipes, principalmente as da capital, Atlético, Goiás e Vila Nova, mantiveram uma boa base do ano passado e contrataram reforços interessantes. Os times do interior também movimentaram o mercado da bola.

O novo presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Freitas, tem muita experiência. Foi por muitos anos o braço direito do ex-presidente André Pitta. Além de um bom gestor, Ronei é um craque no marketing esportivo. Para o campeonato de 2023, conseguiu reunir vários parceiros e patrocinadores que darão aos clubes um aumento substancial da receita. Só a parceria com o Governo de Goiás vai gerar uma arrecadação de R$ 1,5 milhão de reais. Deste montante, 1 milhão de reais será distribuído entre os doze competidores e os 500 mil reais restantes serão utilizados no custeio das transmissões dos jogos.

O campeonato goiano terá uma enorme visibilidade. Todos os jogos serão mostrados ao vivo em transmissões de vídeo por TV aberta (TV Brasil Central), pela FGF TV, pelo site Mais Goiás e pelo Dazn.

O campeonato deve ser bom também porque teremos arbitragem de padrão Fifa. Wilton Pereira Sampaio e Bruno Pires, que representaram muito bem o estado de Goiás na Copa do Mundo do Catar, já estão escalados para um dos jogos de abertura do Goianão. Vão apitar Vila Nova e Goiânia, às 19h30, desta quarta-feira, no Onésio Brasileiro Alvarenga.

Por todos estes motivos, estou otimista. Acho que teremos o melhor Campeonato Goiano dos últimos anos. E você também acredita no sucesso da competição?

Leia mais