A sustentabilidade é um dos principais temas da atualidade. Importante para a preservação do meio ambiente e para a perspectiva de vida humana no planeta, também abre possibilidades de mercado para o manejo e produção do agronegócio. Segundo o superintendente de produção rural sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Leonardo Silvério, a sustentabilidade a partir da produção é um caminho que não tem volta.

Assista a entrevista na íntegra:

“Pensando nos bioinsumos é algo que não tem volta. O produtor e as indústrias estão conseguindo enxergar que esse é o futuro. O futuro está na utilização de insumos biológicos, uma produção sustentável e manejos mais sustentáveis”, disse.

Além da produção sustentável por iniciativa própria, o consumo também tem influenciado na confecção de produtos com menos impacto para o meio ambiente. Já é muito comum em todo o mundo que as pessoas busquem por produtos que não impactam agressivamente o ecossistema natural da terra. “O produtor enxerga que é bom financeiramente, é mais rentável. Estamos caminhando por um caminho sem volta”, reafirmou.

De acordo com o superintendente Leonardo Silvério, Goiás tem iniciativas para tornar o agronegócio do estado o mais sustentável do Brasil em relação aos bionsumos. “Estamos trabalhando para Goiás se tornar o maior ecossistema de bioinsumos até 2025 no país. As ações estão focadas nesse desenvolvimento sustentável”, destacou.  

Semana da agricultura

Os bioinsumos são insumos biológicos usados na agricultura e podem ter origem vegetal ou animal, como explicou Silvério. “A utilização de compostagem, caldas naturais, são uma infinidade de produtos e de rações que podem ser utilizadas. Têm caldas preparadas com chá de extrato de plantas maceradas e alguns produtos à base de urina de animais”, pontuou.

Silvério argumentou  que alguns produtos não têm um registro adequado, mas reforçou que já existem diversos produtos registrados por empresas multinacionais que atuam diretamente com bioinsumos para o controle e manejo das lavouras. Um dos principais objetivos da Semana Estadual da Agricultura Familiar, que será realizada entre 27 e 29 de julho no Centro de Tecnologia e Inovação da Emater, é levar informações para os produtores rurais e toda a sociedade por meio de palestras e oficinas.

“Bioinsumos é um tema muito importante. Vislumbramos essa mudança de comportamento da sociedade, principalmente dos produtores com uma produção mais sustentável. A ideia é tentar trazer quais são as expectativas, as melhores maneiras de utilizar e também conhecer novas utilizações desses insumos biológicos”, disse.

Leonardo Silvério disse ainda que as palestras e oficinas são como um networking de informações, que devem traçar as melhores ideias e o melhor projeto de como agir de maneira sustentável na produção do agronegócio nos próximos anos.

Leia mais: