Bolo Pão de Queijo, uma variação fácil e deliciosa! (Foto: Cecília Barcelos)

A origem desta delícia é atribuída às tradições da culinária mineira, mas bastante difundida por todo o estado de Goiás e que, há um bom tempo, já ganhou o Brasil e o mundo. Sim, o mundo! Em qualquer canto da terra e nas mais diferentes receitas e versões popularizadas, é quase impossível resistir ao pão de queijo! “É um trem bão demais da conta, sô”!

Sou paulista, mas filha de mineiro e conheço bem a tradição alimentada pelo vizinho estado: nas famílias de Minas Gerais, várias receitas passam de geração em geração e, muitas vezes, transmitindo segredos de toques especiais. Até por isso, é praticamente impossível estabelecer uma receita única!

Sendo assim, vale você testar receitas até encontrar aquela que mais lhe agrada o paladar: com polvilho doce ou azedo, com óleo ou banha, com leite ou água, escaldado ou não. Ah, o tipo de queijo também pode variar! Mas, lembre-se sempre que a qualidade dos ingredientes é fundamental para um melhor resultado. Essa dica vale para qualquer preparação dentro de uma cozinha e para o pão de queijo não é diferente.

O “mineirim” mais querido dos nossos paladares agora pode ser encontrado em novas roupagens, no que chamaríamos de releituras desse quitute. A gastronomia permite essas aventuras e, neste caso, saímos das tradicionais bolinhas assadas para palitinhos fritos, versões fits que podem levar batata doce, goma de tapioca, semente de chia e uma infinidade de outros ingredientes. Tem até mesmo bolo de pão de queijo. E é esta última variação que eu vou sugerir para você leitor! Mais fácil impossível! Então, prepare um café para acompanhar e chame a família ou os amigos para uma boa prosa saboreando esta delícia!

 

BOLO PÃO DE QUEIJO

3 ovos inteiros

3 xícaras (chá) de polvilho doce

1 xícara (chá) de leite morno

1 xícara (chá) de óleo (eu coloco um pouco menos)

1 colher (café) de sal

150g de queijo ralado (gosto de misturar o Minas curado com Parmesão)

1 colher rasa (sopa) de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos o fermento) e bata até que a mistura fique homogênea. Por último, acrescente o fermento e misture-o bem à massa. Despeje numa forma untada e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

Se quiser, você pode agregar outros sabores à massa colocando, por exemplo, orégano ou erva doce.