No jogo de domingo, como estava fora da transmissão pela Rádio 730, eu fui para a arquibancada assistir o duelo entre Atlético e Flamengo, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Uma festa linda que coloriu o estádio Serra Dourada com as cores vermelho e preta. O número de torcedores não foi surpreendente em se tratando de Flamengo e a força que este clube tem no Centro-Oeste, Norte e Nordeste é impressionante.
O calor estava forte em Goiânia, mas os torcedores sofreram muito mais com a ineficiente e o descaso das pessoas que comandam o futebol goiano. E neste quesito eu vou incluir todo mundo: Administração do Serra Dourada, FGF, AMT, PM e diretoria do Atlético. Explico passo a passo:
Primeiro – Sempre preocupado com a segurança dos torcedores e para dificultar qualquer tipo de contato entre torcidas rivais, os comandantes da PM sempre pedem para o torcedores comprarem os ingressos com antecedência e chegar mais cedo ao estádio. Pois é, eu estava na fila para entrar e os portões só foram abertos as 15h30. Os funcionários do estádio estavam apenas aguardando a chegada do policiamento para abrir o Serra. Com a falha grande do Ten. Cel. Guerra, comandante do policiamento nos estádios, houve tumulto do lado de fora com gente furando fila, empurra-empurra, crianças sendo espremidas e tudo isso sem a presença do policiamento na área externa.
Dentro do estádio, tudo tranquilo. O policiamento agindo rápido e prendendo os mais exaltados e já entregando a Justiça que já julgava os brigões de forma imediata. Pelo volume de gente, foi bem tranquilo na parte interna.
Segundo – Onde incluo a diretoria do Atlético, várias catracas paralisaram engolindo os cartões-bilhetes. O presidente Valdivino de Oliveira garantiu que vai comunicar os incidentes a BWA (empresa terceirizada, responsável pelas catracas e confecção dos ingressos) e caso continue o contrato seria rompido. Vamos ver qual será o procedimento da diretoria nos próximos jogos.
Terceiro – A AMT vem deixando a desejar há um bom tempo. Só querem saber da “Balada Responsável” e nada de comandar o trânsito nas imediações do Serra Dourada. Muita confusão duas horas antes do início da partida. Muitos carros “se atropelando” nas ruas e rotatórias. Fato que aconteceu no primeiro clássico Goiás-Vila Nova na Série B do Brasileiro.
Quarto – A diretoria do Atlético não tem nada que reclamar da distribuição dos torcedores nas arquibancadas. Estava 80 a 20 no Serra Dourada. O torcedor rubro-negro até compareceu em número inferior ao que eu esperava. Como o vice presidente, Mauricio Sampaio, reclamou após o jogo:
{mp3}stories/audio/VINICIUS-TONDOLO/2011/111122-atl-mauricio-sampaio{/mp3}
A distribuição foi correta e foi condizente com a realidade presente no estádio Serra Dourada. Lamento profundamente ter visto falhas de segurança, falhas de atendimento ao público, catracas que travaram, tumulto na área externa, ausência de polícia no lado externo na abertura dos portões, crianças pisoteadas e muitas pessoas mal tratadas. Da próxima vez que alguém fizer a pergunta “por quê o torcedor goiano prefere o bar que o estádio?” eu vou sugerir que se torne um e tente ir para arquibancada.
ATLETICO
A diretoria do Atlético não vai falar abertamente neste momento por causa da impossibilidade de renovar os contratos e regularizá-los junto a CBF. Se o clube fizer isso, os atletas não poderão atuar no Campeonato Brasileiro. Ernandes e Anderson renovaram até o final de 2014.
Conversando com o procurador do Rafael Cruz, o Júlio Fortes me confidenciou que o lateral quer continuar no clube em 2012, a situação está bem encaminhada junto ao Atlético-MG. Achei curioso uma frase que ele me disse: “O Rafael quer ficar e assim deve acontecer. Ele só vai sair do Atlético Dragão se houver uma proposta muita boa. Se a proposta for boa, ele ainda vai ficar no Dragão” explicou o empresário.
Desta forma, Rafael Cruz, um dos líderes do troféu Armando Nogueira do GE, deve ser mais um a continuar no Atlético em 2012. Quanto a situação do Robston, segue indefinida. Acredito que seja dificil que o volante volte ao clube. Robston deve ficar no Sport caso os pernambucanos confirmem a vaga para a Série A.