O deputado federal Jorge Pinheiro (PRB-GO) apresentou requerimento na Câmara que defende incluir na organização do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) representantes de organizações de bacharéis em direito que foram reprovados na prova.
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio é contra a proposta e afirma que já existe participação de pessoas externas à ordem na produção do exame.
“O exame é permanentemente reavaliado. As pessoas podem sugerir. Não tem cabimento simplesmente chamar a participar da organização pessoas que são interessadas que o exame seja mais fácil, ou que deixe de ter um avaliador rigoroso”, afirma.
Henrique Tibúrcio declara que o número de questões da prova será reduzido e que novas mudanças devem ser feitas para avaliar a prática jurídica dos candidatos.
“Teremos um exame provavelmente no meio deste ano, sempre sendo reavaliado e sofrendo mudanças. Haverá redução no número de questões de 100 para 80 na primeira e segunda fase, e cada vez o exame tem investido na análise das práticas jurídicas”.
O presidente da OAB-GO ainda explica que as mudanças são estudadas em conjunto com todas as comissões estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil.