No local será oferecido atendimento clínico ambulatorial, como consultas, tratamento de doenças infecciosas, suturas de peles, aplicação de medicamentos e outros procedimentos (Foto: Prefeitura de Goiânia)

As obras da Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal, que será construída, pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), em Goiania, terão início nesta quarta-feira (29). A ordem de serviço foi assinada no local em que será construída a unidade, que está prevista para ser concluída em até três meses. A Unidade será erguida na Avenida José Martins Guerra, esquina com a Rua Maria Pestana, no Setor Balneário Meia Ponte, onde funcionava o antigo Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, a Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal, será mantida com recursos do fundo do meio ambiente. Gilberto também ressaltou que a obra “irá resolver uma demanda de uma boa parte da sociedade que não tem como arcar com tratamentos de seus animais domésticos”, afirmou. 

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, inicialmente será oferecido atendimento clínico ambulatorial, como consultas, doenças infecciosas, suturas de peles e ferimentos, aplicação de medicamentos, exames laboratoriais e de imagem, castração, práticas preventivas de caráter informativo, social e sanitarista (vacinação), triagem do animal (cão ou gato) para adoção. Ainda serão implantados programas de educação ambiental e de posse responsável.

Terão direito aos atendimentos na unidade os tutores com baixa renda e que estejam cadastrados em qualquer um dos programas sociais do Governo Federal, Estadual e/ou Municipal ou que forem encaminhados por qualquer órgão público, organizações não-governamentais ou protetores independentes, desde que devidamente registrados na unidade.