(Foto: Samuel Straiotto / Sagres Online)

As obras da Estação Ferroviária de Goiânia serão entregues no dia 10 de maio. Na parte da frente da estação quase tudo pronto, na parte de trás há muito a ser feito. No prédio revitalizado será instalada unidade do Atende Fácil, o Centro de atendimento ao Turista e o Museu Frei Confaloni.

Uma curiosidade no prédio, é que a locomotiva que antes ficava na parte da frente, por onde chegavam os passageiros, agora foi levada para a parte dos fundos, sendo um convite a viagem. A superintendente do IPHAN em Goiás, Salma Saddi, relatou que a locomotiva está voltando para o lugar onde ela transitada, que era embarque e o desembarque da estação ferroviária.

“Ao visitar Estação, você pode fechar os olhos e imaginar vários acontecimentos” afirmou. “A locomotiva é um dos convites para conhecer a memória desse prédio, o que aconteceu, qual foi o papel da ferrovia para o Estado de Goiás e para o Brasil. Outra questão é, qual o destino que nós estamos dando para o prédio, a responsabilidade do município em recebê-lo tão bonito tão majestoso e fazer com que a cidade e a comunidade se aproprie dele” concluiu.

A Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 7 de setembro de 1950 e teve importância nos primeiros anos de Goiânia. Por aqui chegavam bens e pessoas. Com a restauração, há a preocupação de aliar, passado, presente e futuro.

“Temos que ter muito cuidado para não ser a cidade que já teve e ja foi” pontuou. “Temos nossa própria identidade, ao restaurar nossa estação e trazer de volta as feições original dela, estamos dando a ela, o respeito que ela merece” completou.