A Prefeitura de Goiânia anunciou que as obras de revitalização na Região da 44, para melhorar a fluidez no trânsito e a circulação dos pedestres, começam nesta quarta-feira (24). A previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) é finalizar a obra em 30 dias. O secretário da SMM, Horácio Mello, afirmou, em entrevista à Sagres, que as obras de repaginação da 44 vão acontecer em três etapas e que a primeira visa melhorias na mobilidade de pedestres e na fluidez dos veículos. 

Assista a entrevista na íntegra:

“Temos dados que apontam que temos 1 milhão de pedestres por mês, 250 mil por semana, mais de 10 mil veículos por semana. Um faturamento grande, uma região pujante, mas que precisa ter um embelezamento e mostrar a cara de Goiânia. Algumas pessoas conhecem Goiânia só pela 44, então quem conhecer a região, quem vier investir na cidade precisa ser bem atendido e com conforto”, disse.

Conforme Mello, as etapas seguintes são as que mais devem transformar a região com calçadas, ciclovias e ruas inteligentes até 2023. O secretário explicou que será criado um novo binário de circulação para dar mais fluidez.

“A partir de amanhã a 44 será modificada para ir somente no sentido sul-norte e quem vem da região sul e leste vai entrar pela Contorno. E a 44 vai fazer o sentido inverso, norte e sul, quem vem da Avenida Goiás Norte ou da Região Oeste no norte da cidade vai entrar com três pistas livres na 44”, pontuou.    

O Projeto

Segundo a Prefeitura de Goiânia, a Região da 44 tem giro de R$ 1 bilhão/mês, com 250 mil visitantes por semana e o comércio no local emprega diretamente 160 mil pessoas em cerca de 16 mil lojas. O projeto de revitalização prevê mudanças importantes na entrada e saída de veículos e na circulação dos pedestres.

De acordo com o projeto, as principais mudanças serão na Rua 44 e na Avenida Contorno, que terão sentido único. A Rua 44 contará com três faixas sentido Norte-Sul, ligando as Avenidas Oeste e Independência. Com o alargamento da calçada será possível criar vagas de estacionamento na via.

Já as mudanças da Avenida Contorno devem atender aos motoristas e pedestres, com duas pistas sentido Sul-Norte, fazendo a ligação entre as avenidas Independência e Oeste, semáforos de dois tempos e faixas de pedestres elevadas.

“Como a circulação de pedestres na 44 é monumental, vamos fazer passarelas de continuação de calçada chamada de faixa elevada, não é longa faixa só para reduzir a velocidade não, é para o pedestre ter a prioridade, quando o carro passar naquela rua ele vai ter que entender que ele está subindo na calçada e saindo”, detalhou.

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