O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha veio a Goiânia para vistoriar locais de obras que ainda vão começar como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim das Aroeiras, além da Maternidade Dona Iris, que já está em andamento, na Vila Redenção.

Na passagem por Goiás, Alexandre Padilha destacou algumas ações que serão feitas pelo Ministério da Saúde no Estado.

Ele aponta que será implantado um programa para valorização do atendimento básico à saúde.

“Queremos dar uma grande prioridade à atenção básica à saúde. Já liberamos mais recursos para duas novas unidades básicas de saúde em Goiânia”, afirma.

Ele afirmou que o Ministério da Saúde está disposto a dobrar o que já repassa para a equipe de saúde desde que esta mostre boa qualidade de atendimento à população.

Para realizar investimentos no campo da saúde, o Ministro Alexandre Padilha relata que serão destinados recursos do PAC-2 para construção de 10 novas unidades de saúde básica.

Outro ponto que será priorizado em Goiânia é a ampliação da rede cegonha. Em todo Brasil serão investidos até o ano de 2014, mais de R$ 9 bilhões.

Esta rede prevê a ampliação do serviço de saúde às mulheres, especialmente para as gestantes que estabelecem atendimento desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Em Goiânia, a Rede Cegonha terá ponto na Maternidade Dona Iris.

Alexandre Padilha destacou a importância de cuidarem das mulheres e crianças, e disse que vai se esforçar com o município para inaugurá-la ainda em 2011.

De acordo com as avaliações do Prefeito Paulo Garcia, ele afirmou que o Ministro tem uma compreensão global da situação da saúde no país.

Durante a vistoria de obras em Goiânia, o ministro Alexandre Padilha informou sobre a autorização para ampliar o número de vagas de leitos de UTI’s na capital.

“Acabamos de lançar a nova política de rede de urgência e emergência, que começa na qualificação das UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) passando pela qualificação do Samu, e ampliação de UTI’s nessa rede”.