Observando as dúvidas e preconceitos em torno dos catadores de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça, resolveu dar voz a esse grupo por meio de um programa no Youtube.

O movimento Pimp My Carroça, ONG que desde 2012 luta pelo reconhecimento social e econômico das catadoras e catadores de materiais recicláveis, acaba de lançar o Cataflix, um programa dentro do seu canal no Youtube, que tem o objetivo de dar visibilidade para esses trabalhadores que coletam cerca de 90% de tudo que o Brasil recicla.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta quinta-feira, João Bourrou, representante do movimento Pimp My Carroça, explicou como surgiu o nome do projeto.

“O nome Pimp My Carroça é um trocadilho, uma brincadeira com um programa que tinha na MTV, no começo dos anos 2000 que se chamava Pimp My Ride, que era uma ideia muito parecida com que o Luciano fez depois com o Lata Velha, de pegar o carro de uma pessoa e transformar, deixar ele tunado. E a brincadeira é justamente essa, pegar esse que é muito americano, e tirar o Ride, que seria o carro e colocar carroça, que é uma palavra extremamente brasileira”.

Maior parte da equipe fica em São Paulo, com um representante em Recife, mas o projeto tem atuação nacional e as vezes até internacional. Bourrou contou como o projeto funciona.

“O trocadilho é pegar uma carroça que está avariada, com problema, que não está pintada e visualmente bonita e “tunar” ela, entre muitas aspas, é fazer a ostentação da sustentabilidade. Chamar um grafiteiro para pintar a carroça, muitas vezes artistas renomados globalmente vão lá e pintam a carroça do catador e também chamamos funileiros para reformar a estrutura física da carroça, ou compramos uma carroça nova se for o caso. A ideia é que ela fica tão bonita quanto o trabalho do catador”, destacou.

João Bourrou salientou que Pimp My Carroça também realiza grandes eventos em homenagem aos catadores e suas famílias, que contam com cabelereiros, psicólogos, manicures, veterinários, shows e atividades culturais à disposição deles. Bourrou explicou que que esses eventos não acontecem sempre, por serem mais complexos e financiados pela Lei Rouanet.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode entrar em contato com o Pimp My Carroça e contar a história de um catador precise de ajuda, a partir daí o projeto cria uma campanha de financiamento coletivo para reformar ou comprar outra carroça.

Contatos do Pimp My Carroça:

Site: Pimp My Carroça
Facebook: pimpmycarroca e catakiapp
Instagram: @pimpmycarroca e @catakiapp
App Cataki: Cataki

Assista a íntegra da entrevista com João Bourrou no STM #135