A Covid-19 causou uma mudança radical na vida das pessoas, e entre os idosos a ameaça da doença se fez sentir de forma mais aguda. Como estão entre aqueles que correm maiores riscos se forem contaminados pelo novo coronavírus, a necessidade de isolamento forçou desde a suspensão de tratamentos para evitar idas ao hospital até o fim de atividades ao ar livre – interrompendo exercícios físicos. A consequência disso foi não só um sedentarismo muito prejudicial como um aumento no sentimento de solidão.

Para aliviar essa condição, o Instituto Sempre Movimento (ISM) lançou o programa Envelhecer Sustentável, de promoção de saúde para idosos em ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) e comunidades em diversos pontos do país, como explica a diretora do ISM, Amanda Costa, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #164 nesta quarta-feira (16).

“Durante a pandemia a gente atuou em mais de 215 instituições de longa permanência de idosos que são os atingos asilos, atendendo esses idosos do ponto de vista emergencial. Esses idosos estão no centro da pandemia, no cerne da questão, porque têm comorbidades e alta vulnerabilidade social, estão aquém de muitos recursos. Então o instituto colocou luz para essa população e a gente chegou até esses idosos com insumos, EPIs, proteção do ponto de vista emergencial”, afirma.

Atividades acontecem on-line com pessoas de todo o país (Foto: ISM/Divulgação)

O programa, que leva atividades físicas on-line para esse público, foi lançado no dia 15 de setembro, na Morada São João – no centro da capital paulista -, a maior instituição pública de acolhimento do Estado, com 210 moradores. A atividade ainda foi transmitida ao vivo para as comunidades João XXIII e Vila Nova Curuçá (regiões Oeste e Leste de São Paulo, respectivamente) e outras em Guarulhos e Itapevi (ainda em SP), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

“Pessoas fisicamente ativas adoecem 43% menos do que pessoas sedentárias. Eu não consigo mudar o ambiente vunerável, mas eu consigo fortalecer saúde, eu consigo mexer em indicadores de saúde dessa pessoa”, esclarece.

Amanda Costa no STM #164 (Foto: Sagres TV)

O projeto conta com seis professores voluntários e a meta é oferecer as sessões on-line de atividade física de forma continuada a 100 idosos, atendendo pessoas em todos os estados do Brasil. As aulas acontecem por meio de ferramentas de conferência on-line e são ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, às 14h, com o professor orientando toda a turma remotamente. Trata-se, portanto, de um programa desenvolvido para colher frutos de uma velhice saudável e funcional.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no STM #164 e saiba mais sobre o Programa Envelhecer Sustentável