A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros encerraram a Operação Cata Pneus na Praça Santa Cruz, realizada na segunda quinzena de outubro, no Setor Jaó, região norte da capital.

A operação, que faz parte da Campanha Goiás Contra o Aedes, que objetiva a redução de focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças, já recolheu em todo o estado mais de 200 mil pneus. O comandante de Defesa Civil Múcio Ferreira explica os objetivos da iniciativa.

“Sabemos que os pneus são uma grande preocupação para quem trabalha no combate ao Aedes Aegypti. É um criadouro preferencial do mosquito, e com a chegada das chuvas, nós sabemos que o índice de infestação pode aumentar e muito se não fizermos ações preventivas”, ressalta.

Ainda de acordo com o comandante, a colaboração da população com o recolhimento de materiais que podem servir de criadouro para o inseto também é de suma importância. Só no município de Aparecida de Goiânia, foram recolhidos cerca de 30 mil pneus.

A Campanha Goiás Contra Aedes começou em dezembro do ano passado. Esse ano o número de casos registrados foi menor.  De acordo com o coordenador de controle de dengue da SES-GO, Murilo Silva,  em relação a 2015, houve redução de 18% nos casos da doença. No entanto, cerca de 7 mil casos de Zika vírus foram registrados em todo o estado.

Mesmo com a queda no número de casos registrados esse ano, a situação ainda é preocupa os agentes. Até agora, nove pessoas morreram em Goiânia vítimas de dengue. O mosquito Aedes Aegypti também transmite a chikungunya e a febre amarela.

Com informações da repórter Juliana Gomes