A Polícia Civil (PC) de Inhumas, na região metropolitana de Goiânia, deflagrou na madrugada desta sexta-feira (23) a Operação Hipertrofia, e interditou seis academias de ginástica e musculação do município por não estarem registradas junto ao Conselho Regional de Educação Física e a Vigilância Sanitária.
A ação visa também ao combate ao exercício ilegal da profissão de educador físico e outras irregularidades nas academias da cidade. Segundo o delegado responsável pelas investigações, Humberto Teófilo, a polícia recebeu denúncias anônimas de que falsos profissionais estariam atuando em estabelecimentos da cidade.
“Fiscalizamos aproximadamente dez academias aqui da cidade e flagramos 24 pessoas exercendo ilegalmente a profissão, ou seja, pessoas que não são formadas em Educação Física e também pessoas que são licenciadas e não podem atuar nas academias de ginástica”, afirma.
Segundo o delegado, os falsos educadores foram encaminhados para a delegacia de PC do município, onde foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por exercício ilegal da profissão. Em relação às academias interditadas, Humberto Teófilo ressalta que, além de não estarem registradas, não possuem alvará de funcionamento.
“Essas 24 pessoas serão submetidas a uma audiência, junto ao juizado especial criminal e lá terão uma medida que poderá ser aplicada pelo promotor de Justiça juntamente com o juiz”, esclarece.
Com informações da repórter Bruna Moreira