452 pessoas foram presas pela Polícia Civil durante a Operação Gota D’ água. Os números finais do trabalho, que teve a finalidade de combater o tráfico de drogas no estado de Goiás, foram apresentados nesta segunda-feira (5). A ação foi realizada entre setembro e novembro deste ano. Segundo a polícia, ao todo, foram apreendidos 17Kg de pasta base de cocaína, 73 kg de crack, 34 micro pontos de LSD, 773 comprimidos de êxtase e mais de 1,5 toneladas de maconha.
“Fazemos um balanço altamente positivo. Só na regional de Aparecida de Goiânia, apreendemos com um traficante de alto porte, mais de 1.200 kg de maconha”, avaliou o delegado geral adjunto da Polícia Civil de Goiás, Alvaro Cássio dos Santos.
De acordo com a Polícia, dos 452 detidos, mais de 80% são homens, a maioria com idade entre 18 e 30 anos. Além das pessoas detidas e das drogas apreendidas, foram encontradas mais de 100 armas de fogo com os suspeitos.
Foragido recapturado
Entre os presos durante a operação, está o ex-vereador da cidade de Cachoeira Dourada, Elmos João da Silva. Ele estava foragido da Justiça Criminal de Itumbiara há mais de quatro anos.
Elmo fugiu durante operação realizada entre Itumbiara e Cachoeira Dourada-GO em 04 de julho de 2007. À época, a esposa dele, Gerciane Isidoro Neto, foi deixada para trás e foi detida durante uma entrega de pasta base de cocaína proveniente de Cáceres-MT, sendo posteriormente condenada junto com outra mulher que foi comparsa. As duas já cumpriram integralmente a pena imposta e estão em liberdade.
O titular do Grupo Especial de Combate a Narcóticos (Genarc) de Itumbiara, Ricardo Chueire, relatou que Elmo tinha “reconstruído” a vida numa pequena cidade do interior mineiro. “Ele morava na cidade União de Minas, lá tinha feito vida nova e trabalhava como balconista em uma casa Agropecuária e usava o seu nome verdadeiro”, descreveu.