Em um mundo onde tudo é instantâneo, principalmente a comunicação, com um imenso volume de atribuições e afazeres, paciência é uma virtude. Esperar virou uma tortura para o ser humano médio. Essa impaciência se traduz em objetivos, metas, formas de encarar e viver a vida.

A maioria das pessoas espera ver resultados imediatamente em suas vidas, esperam resultados no corpo após uma única caminhada, sucesso na web a partir de um mísero post… Basta você, amigo leitor, fazer uma breve reflexão e verá que a lista é extensa. A verdade é que as metas que trazem sucesso dão um trabalho danado, levam tempo e exigem DIS CI PLI NA. Assim mesmo, com separação silábica e em letras garrafais.

Você não escreve um best-seller em uma semana, ou fica rico 10 dias após investir na bolsa de valores. Essas coisas levam tempo e, assim como uma árvore precisa de ciclos para crescer, suas metas precisam de persistência para se tornarem realidade. A maioria das pessoas não é paciente o suficiente para ter sucesso, desistem durante o percurso porque não veem os resultados no tempo esperado. 

Se você sonha em ser um blogueiro famoso, não será no primeiro post que o sucesso lhe sorrirá, mas você verá progresso depois do 50º. Veja na academia, os mais preparados têm centenas de horas “puxando ferro”. Pergunte ao vendedor do mês, quanto ele persistiu até chegar lá. Quantos clientes disseram lhe negaram, ou quanto foi difícil formar uma carteira de clientes e conseguir sua confiança. O caminho seguro para o sucesso é ser incrivelmente persistente – mergulhar no trabalho de maneira consistente, não importa como você se sinta. Trata-se de maximizar o curto prazo – repetidamente – para obter resultados de longo prazo. 

Os resultados virão se você mergulhar neles o tanto que eles lhe pareçam necessitar. É por isso que estou aqui, o primeiro dia de 2020 está logo ali. Lá está a oportunidade de ser persistente, para a partir da repetição, do compromisso com sua meta, exercer o sentimento de merecimento e saborear o caminho para o sucesso. 

Porém, uma parte importante do processo trás praticamente zero resultados significativos nas primeiras semanas ou meses, então você precisa perseguir sua meta com paciência, lembrando que se trata de uma seleção natural para o sucesso. Tudo que você precisa fazer é seguir em frente, de preferência crescendo em produtividade na direção do seu foco. Enquanto puder, tente se deliciar com o caminho e com as pequenas vitórias que ele lhe proporciona. Seja criativo nessa direção, as recompensas instantâneas lhe manterão firme no propósito. 

Isso requer que você supere as distrações, crenças limitantes e principalmente a procrastinação. Seja o seu melhor, aprimore sua habilidade e reconheça suas dificuldades, as recompensas farão tudo valer a pena. Ter paciência e ser persistente não é suficiente, você precisa viver sob a égide desses princípios e adotá-los todos os dias, o nome disse é disciplina. O caminho é dolorido, mas se você aproveitar o momento vai ser bem mais fácil e leve.

Bruno Netto é especialista em desenvolvimento de mercados