Em várias produções americanas é possível notar a figura de um jovem que ama quadrinhos, filmes de ficção científica e não é um grande fã de esportes. Por muito tempo a imagem desse jovem foi associada como algo negativo. O ”nerd’ era sempre vítima de bullying dos personagens mais populares, e ser chamado assim era considerado uma ofensa.
Com o passar dos anos os jovens que gostavam e se sentiam representados pela cultura nerd foram se orgulhando e redefinindo o sentido dessa palavra. Desde então, ser nerd se tornou um estilo de vida.
Nesta semana foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A data foi escolhida porque no dia 25 de maio de 1977 o primeiro filme da saga Star Wars estreava nos cinemas. A obra de ficção científica é uma das mais famosas dentro do imaginário nerd.
Um outro fato curioso é que o Dia do Orgulho Nerd também é conhecido como o Dia da Toalha, para homenagear o escritor Douglas Adams. Douglas é autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma das obras mais reconhecidas dentro da literatura geek. Segundo uma citação de Adams: “A toalha é um dos itens essenciais para passar por momentos difíceis”, e por isso o objeto se tornou um símbolo desse grupo.
Para esta edição do Cinemateca, separamos uma lista de produções indispensáveis para assistir na semana do Orgulho Nerd. Se você já é um nerd convicto provavelmente já assistiu todas as dicas de hoje, mas recordar é viver né?! Entretanto, se ainda está começando sua caminhada por esse multiverso, apontamos agora a direção certa.
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança – 1977
Para começar as dicas de hoje, não poderia ser diferente. Vamos com o primeiro longa-metragem de Star Wars. Criada por George Lucas, a saga virou um divisor de águas, e o cinema nunca mais foi o mesmo desde a clássica batalha entre as forças do bem e o mal. Na história, Luke Skywalker, Han Solo e Obi-Wan tentam libertar a Princesa Leia das forças de Darth Vader. Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança está disponível na Disney Plus.
Guia do Mochileiro das Galáxias – 2005

A adaptação dos livros de Douglas Adams, também não poderia ficar de fora. A produção conta a história de Arthur que está tendo um dia muito ruim. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que seu melhor amigo, é um extraterrestre. Para completar, a Terra está perto de ser destruída.
Sem saída, o jovem pega carona em uma nave espacial e tudo que ele precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias. O filme está disponível na Prime Vídeo.
Matrix – 1999

Nossa próxima dica é mais um marco da ficção científica. O filme Matrix é cheio de efeito especiais inovadores para a época em que foi lançado, final dos anos 1990 e começo de 2000.
O longa fala sobre a natureza humana, a interação com a tecnologia e os limites da realidade. O protagonista, interpretado por Keanu Reeves, é um jovem programador que é atormentado por estranhos pesadelos nos quais está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. O filme está disponível na HBO Max.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – 2001

Nossa quarta dica de hoje é O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, o primeiro longa da trilogia. O longa se passa em uma terra fantástica e única, onde um hobbit recebe, de presente de seu tio, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros.
Aos poucos nosso protagonista pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove seres que formam a Sociedade do Anel. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel pode ser encontrado na HBO Max.
Blade Runner: O Caçador De Androides – 1982

Para finalizar muito bem as dicas desta semana, vamos com Blade Runner. O filme acompanha uma grande corporação desenvolvendo um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e com a inteligência evoluindo a cada instante. Essas máquinas são conhecidas como replicantes e são utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas.
Tudo muda quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim em uma colônia fora da Terra. Este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais no planeta, sob pena de morte. Policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar em replicantes encontrados na Terra. A produção pode ser encontrada na HBO Max.