Goiás e Vila Nova se enfrentaram em mais clássico pelo Campeonato Goiano, o primeiro em 2019. Além do duelo entre Alan Mineiro e Michael, a atração do confronto foi ser realizado no Estádio Hailé Pinheiro. Com 9.107 torcedores esmeraldinos, o Goiás venceu o Vila Nova por 2 a 0, com gols de Michael e Júnior Brandão.
Esse é o terceiro clássico entre as equipes realizado na Serrinha. Em 2005, o Vila Nova levou a melhor vencendo por 1 a 0. Já em 2010, o Goiás conseguiu o triunfo por 2 a 0. Agora, em 2019, o alviverde sai com mais uma vitória.
(Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
ESTÁDIO HAILÉ PINHEIRO
Mais um marco para a história do clássico. Com torcida única, o duelo deste domingo (27) foi realizado no Estádio Hailé Pinheiro. Após a reabertura, o narrador Ronair Mendes, comentou a oportunidade de contar esse espetáculo através do AM730.
“É muito bacana narrar na Serrinha. O torcedor fica muito próximo. É uma energia muito diferente. Existe a particularidade da intimidade do torcedor do Goiás, do orgulho do torcedor do Goiás em estar no seu próprio estádio. A localização do estádio é maravilhosa, então o torcedor do Goiás se sente em casa”.
EXPECTATIVA DA TORCIDA
Com apenas esmeraldinos presentes para assistir a partida, ficou mais tranquilo levar a família para acompanhar a maior rivalidade do centro-oeste. É o que relata a torcida alviverde.
“É ótimo. Trouxe os meus três filhos e a minha esposa. Aqui é mais tranquilo do que ir para o Serra Dourada. É mais calmo e o ambiente mais amigável. Eu aprovo e achei legal. O Goiás deveria ampliar as duas arquibancadas laterais”, afirma Paulo.
Eduardo, torcedor do Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)
No entanto, também tem torcedor que não concorda com a decisão de apenas uma torcida poder acompanhar o clássico.
“Não sou a favor de torcida única. Mas já que foi essa decisão, eu prefiro que seja na Serrinha mesmo. Fica mais próximo do gramado, cria um clima mais legal. Por ser o maior rival o torcedor fica mais motivado, e isso acaba afetando os jogadores em campo, que demonstraram muita raça”, explicou o editor de vídeo Eduardo Paixão, de 26 anos.
Ele completou ainda que nem a chuva atrapalhou a festa esmeraldina. “Eu gostei muito e ficou muito bom ver o jogo do novo Tobogã. Apesar da chuva, não atrapalhou o torcedor de curtir bem a partida”.
BAIXA DE ÚLTIMA HORA
Vetado pelo departamento médico por conta de uma virose, o zagueiro Wesley Matos foi desfalque para o técnico Umberto Louzer. Antes da bola rolar, o comentarista Evandro Gomes já projetava as dificuldades que a equipe colorada teria sem o seu capitão.
“O Wesley Matos faz falta pela liderança que ele tem e pelo comando que ele tem dentro da equipe. A expectativa é de uma grande partida do Philipe Maia, que tem experiência em ter jogado muito tempo no Guarani”, afirma Evandro Gomes.
JÚNIOR BRANDÃO
Pelo lado esmeraldino, a novidade do clássico foi a entrada do atacante Júnior Brandão. O jogador que teve passagem pelo Atlético, conseguiu balançar as redes pela primeira vez com a camisa do Goiás. Brandão entrou no lugar de Brenner, que saiu lesionado no jogo contra o Novo Horizonte e não foi relacionado para a partida.
“É a novidade. Ele não é um jogador qualquer. O Júnior Brandão trilhou o caminho do sucesso e jogando futebol. Do Iporá, no Campeonato Goiano, com brilho, e depois no Atlético no Campeonato Brasileiro da Série B. Foi para o futebol da Bulgária e agora volta para disputar a série A. É um diferencial e o Goiás só tem a ganhar com isso”, destacou Cléber Ferreira.
DESPEDIDA
Mateus Anderson emocionado (Foto: Reprodução/PUC TV)
O clássico deste domingo (27), marcou também a despedida do atacante Mateus Anderson do Vila Nova. O jogador de 24 anos está sendo emprestado para o Feirense de Portugal após 142 partidas vestindo a camisa colorada.
“O Mateus é um menino que acima de tudo gosta muito do time do Vila Nova. Certamente ele vai querer uma despedida honrosa vestindo essa camisa que o consagrou o acaba levando-o para o futebol de Portugal. Vejo isso como um lado positivo dele se empolgar e correr mais ainda”, analisou Evandro Gomes antes do jogo.
“Estou com o coração doendo e não é hipocrisia minha. Eu tenho consciência de que ele sabe do carinho que tenho por ele, mas é a vida, o futebol é assim. O Mateus foi um jogador muito injustiçado no Vila Nova, ele produziu muito para o clube. Ele foi injustiçado por parte da imprensa, parte da torcida e isso o entristeceu. Ele está muito incomodado e me pediu para ser emprestado”, revelou o presidente Ecival Martins em entrevista à Sagres 730.
>>> Emocionado, Mateus Anderson se despede do Vila: “Torço muito por esse clube”
COMO FOI O JOGO?
Além dos dois a zero no placar, o Goiás ainda teve muitas oportunidades de balançar as redes. Foram 22 finalizações esmeraldinas e 8 do Vila Nova. No entanto, o time esmeraldino parou na trave e em boa atuação do goleiro Rafael Santos.
“Vitória inquestionável do Goiás. O esmeraldino produziu para um placar até maior, sem deixar dúvida sobre a vitória. Neste momento, o Goiás está com cara de começo, meio e fim. Algumas decepções, principalmente pelo lado colorado, como Patrick, Capixaba, Danilo e o próprio Alan Mineiro”, analisou José Carlos Lopes.
“Neste clássico pude concluir que o Goiás desenvolveu um padrão de jogo, sabe o que quer em campo. É um time que propõe o jogo a todo momento, independente do resultado. Do outro lado, achei que o Vila Nova foi pequeno na Serrinha, ele atuou como Goiânia e Novo Horizonte, se limitou a marcar. O Vila teve uma postura de time do interior”, avalia Gerliézer Paulo.
>>> Com casa cheia, Goiás vence clássico e segue 100% no Goianão 2019
QUEBRA DE TABU
Não foi dessa vez que o Vila Nova conseguiu sair com a vitória. O Tigre, que mantinha um tabu de seis partidas sem perder para o rival, acabou sendo superado. No retrospecto recente eram quatro vitórias do Vila e dois empates.
“Ganhou o melhor time, que tem o melhor elenco, que tem jogadores muito decisivos, como Marlone no meio, Michael e Júnior Brandão no ataque, além de uma zaga que ainda não tomou gol. Ganhou o melhor. O Vila Nova cumpriu bem o seu papel. Jogou uma partida com muita força, muito vigor e muita determinação”, disse o comentarista Cléber Ferreira.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>No último domingo (27), o <a href=”https://twitter.com/goiasoficial?ref_src=twsrc%5Etfw”>@goiasoficial</a> recebeu o <a href=”https://twitter.com/VilaNovaFC?ref_src=twsrc%5Etfw”>@VilaNovaFC</a> no Estádio Hailé Pinheiro e venceu o rival por 2 a 0. Com o resultado, o esmeraldino manteve a liderança do Goianão e 100% de aproveitamento. Confira os gols de Michael e Júnior Brandão que deram a vitória ao Verde. <a href=”https://t.co/LUQ436Dnb8″>pic.twitter.com/LUQ436Dnb8</a></p>— Rádio Sagres 730 (@sagres730) <a href=”https://twitter.com/sagres730/status/1089853197718573057?ref_src=twsrc%5Etfw”>28 de janeiro de 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}