A Confederação Brasileira de Futebol confirmou a edição 2020 da Copa Verde que, por conta do calendário prejudicado pela covid-19, só terá início no dia 20 de janeiro de 2021. A tabela detalhada será divulgada nos próximos dias, mas os 24 clubes que têm direito a participar da competição já foram divulgados.

No futebol goiano, os times aptos a disputarem o torneio regional são o Atlético Goianiense, Goiás, Vila Nova e a Aparecidense. Campeão goiano em 2019, o Dragão já disse através de seu presidente Adson Batista que não irá participar da competição; o esmeraldino ainda analisa a possibilidade; já o time colorado e o Camaleão disseram sim para a Copa Verde.

Vale lembrar que o campeão do torneio regional garante vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil da próxima temporada. Os esforços valem a pena? Os times devem dividir a atenção do Campeonato Brasileiro e dos estaduais com a Copa Verde? Confira a opinião dos comentaristas da Sagres.

Evandro Gomes

“Eu até seria a favor da participação dos times goianos na Copa Verde pelas vantagens que ela oferece, mas é bom lembrar que quando você entrar numa competição que entre de forma organizada e preparado para tal. Até porque teremos no começo da temporada o final do Campeonato Goiano deste ano, vamos começar a outra edição, já emenda o Campeonato Brasileiro, aí depois os clubes reclamam que são competições demais, que não tem elenco que dê conta. Então, que entre para fazer bem feito ou não entre”.

José Carlos Lopes

“Sou contra a participação dos times goianos na Copa Verde. As nossas equipes não estão preparadas para dividirem as atenções em janeiro com a reta final do Campeonato Brasileiro com essa competição. A Copa Verde só serve para a equipe que for campeã, quem não disputar para ganhar o título, não tem sentido participar. Nós não temos equipes competentes para dividir as atenções. O Atlético-GO está certo”.

Charlie Pereira

“Eu sou a favor que os clubes goianos participem da Copa Verde. O Atlético-GO já disse não, mas poderia participar com seu time sub-20 e mesclar com seu time principal, até porque a temporada de 2021 não terá a Copa São Paulo de Futebol Júnior que é disputada exatamente neste período de janeiro. Parabéns ao Vila Nova que disse “sim”. O colorado está tendo o Brasileiro de Aspirantes como uma bela experiência. Acerta também a Aparecidense”.

Confira na íntegra a opinião dos comentaristas da Sagres: