Depois de 15 dias de férias sem acompanhar nada do futebol goiano, me assustei quando fui me inteirar de tudo o que havia acontecido com o Vila Nova neste período. Derrotas, goleadas, demissão de treinador, demissão de diretores, saída de diretores por falta de sintonia com o presidente do conselho, uma terra arrasada após furacão daqueles cinematográficos.

Dentro das quatro linhas, mais uma vez aparecem caras novas que surgem para tampar buraco, sem o menor planejamento. Mesmo assim, diante de tanto improviso, o Vila Nova ainda consegue apresentar opções interessantes vindas das equipes sub-20 e sub-18. Pena que seja de uma forma atropelada, precipitada, sem planejamento, com grande risco de torcedores ainda atribuírem aos garotos a culpa por fracassos como já foi feito com os volantes Alisson, Leandro e Alexandre.

Sem ir muito longe na história recente colorada, na temporada de 2011, depois que o time já estava esfacelado pelo rebaixamento a Série C, vários garotos foram lançados pelo técnico Roberto Cavalo. Lembro-me de um jogo em Americana, onde o time foi a campo com Luis Cetin; Túlio, Jeferson e Tiago Irineu; Victor Ferraz, Geovane, Ricardinho, Túlio Souza, Diego e Paulo Régis; Leandro Cearense. Além de um banco de reservas cheio de meninos como Silva, Henrique Rezek, Antônio Carlos, Wanderson, Romário, Lucas e Iris. A temporada seguinte foi iniciada e estes meninos quase nem foram lembrados. Destes, apenas Ricardinho, Túlio, Diego e Romário ficaram no elenco.

Em 2012, a história não foi muito diferente. Contratou-se, demitiu-se e coube a garotada tentar manter a honra do clube. Ainda conseguiram revelar Rondinelly, John Lennon e Rafael Carioca que foram negociados. Cairo, Alan, Breno e Diego ficaram para a Série C e sofreram com as brigas políticas.

Já neste ano, com 23 jogadores contratados e o discurso que a base não teria valores suficientes para resolver o problema, o Vila Nova se iludiu com três vitórias consecutivas, seus diretores morderam a própria língua durante o curto período de sossego e agora, mais uma vez, lançam os garotos do sub-20 para tentar aliviar o vexame do rebaixamento. Na última partida, contra o Anápolis, em campo um time com média de 25 anos. Talvez, o técnico Hermógenes Neto teria dificuldade em escalar 4 jogadores acima dos 22 anos. No banco, a média de idade caiu para 19 anos com o zagueiro Victor Sallinas sendo o mais velho, com 21 anos, e o meia Gustavo, o mais novo, com 17.

Lançar novos jogadores nunca será o problema. Acho até que o Vila teria mais jogadores com um sentimento maior pelo clube: Chorariam a derrota com maior dor e comemorariam a vitória com maior disposição. No entanto, um time só de jovens, é irreal. Talvez seja preferível competir apenas nas divisões inferiores ao profissional. Desejo boa sorte aos jovens atletas do Vila Nova, espero que tenham paciência diante das dificuldade e não se iludam com o caminhão de elogios que possa vir.

BOA AÇÃO – A ciclista Clemilda Fernandes foi atropelada na rodovia BR-153, enquanto realizava treinamento, no dia 14 de março. A goiana fraturou duas vertebras e perfurou o pulmão. O fisioterapeuta Robson Porto está realizando a tratamento com Clemilda e teve a autorização da diretoria do Atlético-GO para utilizar toda a estrutura do CCT do Dragão. Quem sabe a fatalidade, não possa ser o primeiro passo para a criação de uma equipe de ciclismo com as cores rubro-negras. Neste ano o velódromo deve ser inaugurado.

VETO – Enquanto a atual diretoria se esfacela e implode diante da soberania e do ego do presidente do Conselho, este se preocupa muito mais em cogitar a possibilidade de proibir a imprensa de entrar nas dependências do clube que propriamente em resolver os graves estruturais da equipe. Não quer que fale a verdade? Que tal, o senhor se preocupar em pagar o salário dos funcionários? Talvez assim isto não vire assunto no Vila Nova.

REAÇÃO – Paulo Diniz nunca foi unanimidade, tampouco é um ser agregador dentro do Vila Nova. A torcida, no domingo, no OBA, já o elegeu como o grande culpado pelo que vem acontecendo no aspecto administrativo. Uma oposição está sendo articulada, se ele não sair agora, sai no fim do ano com a presença de uma nova safra de conselheiros para o dia a dia do clube. Por enquanto só na esperança.

ACERTO – O vice-presidente de finanças, Rodrigo Nogueira, fez o acerto ontem a noite com o técnico Darío Pereyra. O treinador recebeu os dias trabalhados e negociou a multa do contrato que tinha até o fim do ano. O Vila perde um grande profissional que se perdeu com o posicionamento da equipe nas últimas rodadas.

CHEFE DO FUTEBOL – A presidência segue em busca de um nome para comandar o futebol no restante da temporada. No início da tarde veio a público o nome de Marcelinho Paulista que assumiu este cargo no Avaí-SC no ano passado e saiu no início da temporada.

CÃO DE GUARDA – Sem poder contar com o volante Luis Marques que ficará parado até meados de outubro por causa de uma ruptura total do tendão de Aquiles, Alexandre Carioca é a única opção para a função. O volante Agenor, do Rio Verde, revelou ter interesse em vestir a camisa do Vila na Série C.

TABELA – O Vila Nova já conhece seu adversário de estreia no Campeonato Brasileiro da Série C. Será o Barueri, no dia 2 de junho, no Serra Dourada. Assim como ano passado, o Vila estreia em casa e contra uma equipe paulista.

TEMOR… – De acordo com a coluna “PAINEL” da Folha, os presidentes de federações estaduais têm direito a um e-mail corporativo da CBF. Mas, depois de receberem a informação de que a atual diretoria está atenta a todos os passos de seus funcionários, eles estão deixando as contas inativas. Os cartolas dizem preferir usar e-mails de servidores comuns para evitar que conversas eletrônicas possam ser interceptadas.

…SEM MEDO – O presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pita, aprovou esta ferramenta corporativa oferecida pela CBF. De acordo com o dirigente goiano, agilizou todo o processo de comunicação entre federação, CBF e os clubes. Em Goiás, foi implantado o mesmo sistema de comunicação entre os 10 clubes da Série A e a organização. 

UM TURNO – Pelo campeonato espanhol, no último final de semana, o Messi fez um dos gols do empate do Barcelona. Ele marcou em 19 rodadas consecutivas – um novo recorde na competição.

GELADA – O meia espanhol Andres Iniesta renovou o contrato de patrocínio com a Kalise, marca de sorvetes. Ele será garoto propaganda de sorvetes. Os valores de contrato e tempo de duração não foram revelados pela imprensa espanhola. O futebol aceita qualquer negócio.

SHÉRIF – Em partida válida pelas quartas de final da Champions League, o zagueiro brasileiro Thiago Silva foi o grande destaque do sistema defensivo do PSG. Jogou muito e comanda mais o time que o Ibrahimovic durante os 90 minutos.

NOVO NOME – A cervejaria Itaipava anunciou no início desta semana o primeiro contrato de naming rights de uma arena que será usada na Copa do Mundo de 2014. A marca vai rebatizar a Fonte Nova, em Salvador, que também será usada durante a Copa das Confederações deste ano. O negócio foi fechado por dez anos e um investimento total de R$ 100 milhões. O estádio teve custo de R$ 689 milhões e ficou entre os cinco mais caros do país.