Salvar vidas é apenas uma das inúmeras atribuições dos agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Mas e quando todo o procedimento é feito por telefone?
Pois foi exatamente isso que aconteceu no entorno do Distrito Federal. Em menos de uma semana, o soldado Eliardo Vitor de Castro, do Corpo de Bombeiros de Formosa, em ocorrências diferentes, salvou a vida de dois bebês.
Na noite da última terça-feira, dia 5, uma recém-nascida de apenas 8 dias, ficou entre a vida e a morte depois de ter engasgado durante a amamentação. O tio da menina ligou para o 193 para pedir socorro, e quem atendeu, foi o Soldado Eliardo Castro.
Ouça a seguir, o momento em que o tio da criança entra em contato com o atendimento pelo 193. Em poucos segundos, o Bombeiro conseguiu tranquilizar o homem, que seguiu as orientações para salvar a bebê.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/08/resgatebebebombeiros{/mp3}
O Soldado Eliardo Castro é especialista em atendimento pré-hospitalar. Durante as orientações, uma viatura foi acionada para se dirigir ao local. O tempo de espera foi de cinco minutos, mas a criança já passava bem, como explica o comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de Formosa, Major Bráulio.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/08/resgate_bombeiros_2{/mp3}
O major Bráulio orienta quando os pais ou responsáveis pela criança devem definir o momento de ligar para os Bombeiros.
{mp3}Podcasts/2017/setembro/08/resgate_bombeiros_3{/mp3}
O atendimento do Corpo de Bombeiros pelo 193 está disponível 24 horas por dia, sete por dias por semana.