Dia 12 de junho de 2016 ficará marcado como (mais um) triste capítulo na história do futebol brasileiro. Nesta data, em Foxborough, nos Estados Unidos, o Peru venceu o Brasil por 1 x 0 e eliminou a seleção brasileira na primeira fase da Copa América Centenário, fato que não acontecia desde 1987 (segunda vez na história).
O gol da vitória peruana foi marcado por Ruidiaz, que usou o braço para completar cruzamento da direita, aos 29 minutos do segundo tempo. A irregularidade do lance foi evidente. Porém, não serve (ou não deveria servir) como desculpa para mais um fracasso do time comandado por Dunga.
Com o triunfo, os peruanos chegaram aos 7 pontos, assumindo a liderança do grupo B. O Equador, com 5 pontos, se classificou em segundo lugar. Com 4 pontos, o Brasil terminou na terceira posição. Já o Haiti ficou na lanterna, sem pontuar. Nas quartas de final, os Estados Unidos enfrentam o Equador e o Peru duelará contra a Colômbia.
O jogo
A Seleção brasileira entrou em campo e foi superior no primeiro tempo, com maior posse de bola, mas parando na defesa peruana. Aos 11 minutos, Filipe Luís roubou a bola e soltou uma bomba de fora da área. Gallese espalmou para escanteio. No lance seguinte, Lucas Lima cobrou escanteio e Renato Augusto finalizou de primeira, sobre o gol peruano.
Elias cruzou da direita, Gabriel recebe na área, gira e bate rasteiro no cantinho e Gallese fez linda defesa, aos 26. Aos 35 minutos, Filipe Luís cruzou da esquerda, Willian se antecipou a zaga e finalizou sobre o travessão. A última oportunidade na etapa um foi com o único atacante brasileiro em campo. Renato Augusto passou para Gabriel, que chutou forte do bico da grande área, parando em defesa de Gallesi.
2º Tempo
Apesar de permanecer com maior posse de bola, o Brasil não conseguia ser efetivo no ataque. Com isso, o Peru foi ganhando confiança e território. Aos 3 minutos, em cobrança de falta de Cueva defendida por Alisson, teve sua primeira finalização no jogo. Aos 24, Renato Augusto passou para Coutinho, no lado esquerdo, que bateu rasteiro e Gallese defendeu sem problemas.
Aos 29 minutos, Polo avançou pela ponta direita e cruzou à meia altura para a área. A bola acertou o braço de Ruidiaz, que completou para o gol, colocando os peruanos em vantagem. Após muita reclamação dos brasileiros, a equipe de arbitragem demorou 6 minutos para decidir e acabou validando o gol, confirmando a vantagem peruana: 1 x 0.
Aos 38, falta foi cobrada para a área, Gil ganhou no alto, mas cabeceou para fora. A última chance aconteceu aos 47 minutos. Após cruzamento da direita, Elias, sozinho na área, não conseguiu marcar o gol, mandando fraco para dácil defesa de Gallese.
Aos 51 minutos, o árbitro uruguaio Andrés Cunha encerrou a partida: Brasil 0 x 1 Peru. Depois de 29 anos, a seleção brasileira voltou a ser eliminada na primeira fase de uma edição da Copa América. Melhor para os peruanos, que garantiram o primeiro lugar e seguem vivos no torneio. Pior para os brasileiros, que acumulam mais um vexame.
Ficha técnica:
Brasil 0 x 1 Peru
Local: Gillette Stadium; Foxborough, MA
Data: 12/06/2016
Horário: 21h30
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Taran (Uruguai) e Richard Trinidad (Uruguai)
Gol: Ruidiaz (PERU) aos 29′ 2T (0-1)
BRASIL: Alisson; Dani Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Elias, Renato Augusto, Lucas Lima, P. Coutinho e Willian; Gabriel (Hulk).
Treinador: Dunga
PERU: Gallese; Aldo Corzo, Rodriguez, Ramos e Trauco; Vilchez, Adán Balbín (Yotún), Andy Polo, Cueva (Tapia) e Edison Flores (Ruidiaz); Guerrero
Treinador: Ricardo Gareca