Em meio ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Projeto “Reconstrução de Amor”, é uma iniciativa da goiana Janaína Lima que contempla essa temática. Iniciado há 6 anos, ele tem por objetivo devolver a autoestima de mulheres, especialmente as de baixa renda, que superaram o câncer de mama ou passaram por algum procedimento estético que deixou cicatriz. O processo acontece por meio da tatuagem de aréolas (parte próxima ao mamilo). A tatuadora já recebeu prêmio nacional e ficou classificada entre 5 melhores tatuadores e tatuadoras do mundo em uma competição nos Países Baixos.

A primeira aréola

Tudo começou quando ela recebeu um convite para atender em uma clínica de estética no México. Dois dias antes da volta ao Brasil, surgiu uma cliente que buscava consertar a aréola após uma cicatriz de cirurgia plástica. Janaína, já trabalhava em camuflagens com micropigmentação há 10 anos, mas ainda não era especialista na área de aréolas.

“Quando eu fiz essa aréola, que foi meu desafio da viagem, que eu vi a emoção dela, que foi assim, uma coisa muito simples, era só o contorno da aréola. Não era nada demais e me comoveu muito de ver ela tão satisfeita, de estar com a aréola redondinha olhar no espelho, de me abraçar, até gorjeta eu ganhei na hora. Então fiquei muito emocionada, fiquei muito feliz com o resultado e voltei pro Brasil com essa meta de me especializar em aréola”, afirmou a tatuadora.

Desafios

O projeto, apesar de já acontecer há vários anos, não tem o devido reconhecimento, dado que faltam insumos e apoio: “Os desafios que eu enfrento até hoje… falta de patrocínio, falta de recurso. É um projeto sem fins lucrativos, e não tem nenhum patrocínio. Ele é bancado por mim mesma, digamos assim. No ano passado eu consegui ter alguns parceiros. Então consegui doação de alguns materiais, mas esse ano, até o momento, só tive um parceiro. Mas assim a dificuldade maior é dos insumos, de ter uma parceria, mas é só isso assim que eu tenho de dificuldade”

Prêmio

A profissional contou sobre as premiações as quais participou e inclusive venceu: “Em 2021 eu fui campeã brasileira em reconstrução de aréolas mamárias, em primeiro lugar e competi esse ano (2024) na Holanda. Fiquei em quarto lugar. É um campeonato mundial em reconstrução de aréolas.”

O campeonato mundial em questão é o WorldWide Eyebrow Festival. Realizado em Roterdã nos Países Baixos, o campeonato contempla micropigmentação e design de sobrancelhas reúne profissionais de todo o mundo para competir sobre

Beneficiadas

O número de mulheres beneficiadas pelo “Reconstrução de Amor” já atingiu a casa das centenas, segundo Janaína. “eu comecei a fazer um levantamento. É, já passou de 100. Então você pode mencionar assim centenas de mulheres, né? Porque quando eu comecei o projeto, há 6 anos atrás eu não tinha um controle, né? Então hoje eu já fiz um levantamento. Hoje eu cheguei aí na média de 119 mulheres, mais ou menos.”

Relatos

O impacto da ação pode ser sentido nos relatos, pois a autoestima é reconstituída. “Elas se sentem mais mulher. A maioria fala, eu estou me sentindo mais mulher, estou me sentindo mais bonita. Então ‘eu consigo olhar no espelho agora.’ A maioria delas falam ‘eu estou fazendo esse procedimento não pelas pessoas, mas por mim. Porque quando eu tomo meu banho, eu vou e olho no espelho, não me sinto bem’, essas são algumas das falas”, explica a idealizadora

A reconstrução de aréolas fica tão real que “uma das pacientes foi realizar uma mamografia de rotina e a instrumentadora se confundiu: ‘uai, você teve câncer de mama e não perdeu a aréola?’”. A profissional explicou que ficou muito feliz com o resultado desse trabalho, após a cliente explicar para a outra mulher que o seio estava restaurado por meio de tatuagem.

Outra história em particular que marcou “foi a de uma mulher que tirou a roupa na frente da sobrinha de 7 anos e a menina perguntou ‘por que o seu peito é estragado?’. Aí isso mexeu muito com ela, com um comentário de uma criança que é um ser tão puro. Aí isso foi o empurrão para ela fazer o procedimento.”

Algo que torna o processo uma verdadeira alegria é o fato de que as elas perdem a vergonha. “Elas chegam aqui no estúdio morrendo de vergonha de tirar a roupa, mas a hora que termina, elas não querem tirar a roupa. A vontade delas é ir embora sem a roupa”, expôs Janaína.

Como entrar em contato

As mulheres interessadas no “Reconstrução de Amor” podem entrar em contato pelo Instagram @janainalima.pmu. Na bio da rede social tem o link de acesso e contato. Vale lembrar que o procedimento é gratuito para mulheres de baixa renda, para outras faixas, a responsável pelo projeto explicou que apenas pede ajuda com o material como pacote de luva, lenço umedecido ou pacote de algodão.

Exames genéticos previnem e auxiliam no tratamento do câncer de mama

Nesse contexto, surgem formas de prevenção: os exames genéticos de última geração. Estes são um recurso valioso para rastrear os genes responsáveis pelo surgimento de tumores na mama. Esses genes são especificamente os BRCA1 e BRCA2. A Universidade Federal de Goiás e o Governo do Estado de Goiás firmaram parceria em 2023 para ofertar um teste genético que pode rastrear a hereditariedade dos genes. Confira mais informações nesta matéria do portal Sagres Online

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia Mais