O Ouvindo Cinema desta semana celebra o seu primeiro Natal no ar. Por isso, falaremos de filmes nos quais o tema é amor, fraternidade e gratidão.

Eu tive um grande professor muito querido nacionalmente pela sua simpatia, talento, e por um carisma excepcional. Ele dizia que “a maior qualidade de um ser humano, é a gratidão”. Esse professor me deu a mão em vários momentos. Ele se chamava Ciro Monteiro, um dos maiores sambistas desse país e de pouca memória.

O filme escolhido para o Ouvindo Cinema falar de Natal é Simplesmente Amor (2003) [confira o trailer no final do texto]. Além de momentos de muita paixão e frustração, acontecem cenas de muita gratidão e quase sempre, são as partes mais emocionantes.

Dez contos acontecem na narrativa fílmica de Simplesmente Amor, do diretor Richard Curtis.

O personagem Daniel (Liam Neeson) é um viúvo que cria sozinho o enteado San. O garoto, ainda novinho, se apaixona por sua colega de escola e Daniel, vendo aquele amor puro e inocente, se desdobra, para que San consiga se declarar para a mocinha. Quando ele consegue realizar esse desejo, um grande abraço de gratidão no padrasto aparece no filme.

Em outro momento da história, um rockeiro ressurge para o sucesso graças à perseverança de seu agente, que se vira de toda forma para que o sucesso volte a brilhar na carreira dele. Cheio de gratidão, e vendo seu agente triste por não ter ninguém com quem passar a noite de Natal, resolve abrir mão do convite de Elton John, para ficar com o amigo. Isso é mais que uma prova de gratidão.

Essas são apenas algumas das histórias que passam no filme do diretor Richard Curtis, Simplesmente Amor.

Acho que a maior prova de amor é, sem dúvida, a gratidão, por isso produzi esse primeiro podcast sobre Natal, me lembrando do meu grande amigo e mentor, mestre Ciro Monteiro.

Acho que assistir esse filme “fofinho”, como diz minha amada Tilma, tomando um chocolate nesses dias de chuva embaixo de um edredom quentinho, e com uma companhia querida, é realmente tudo de bom. É, no mínimo, uma fuga desses momentos feios que passamos em nosso país.

Espero que gostem e Feliz Natal!

Trailer do filme Simplesmente Amor

Confira a playlist do filme

Glasgow Love Theme

The Trouble With Love Is

Jump For My Love

All You Need Is Love

Here With Me

Turm Me On

All Want for Chrismas is You

Christmas is Around

Perdeu as edições anteriores? Então confira agora!

Ouvindo Cinema #16 | Os Grandes Prêmios de John Williams: A Lista de Schindler

Ouvindo Cinema #15 | Os grandes prêmios de John Williams: E.T.: O Extraterrestre

Ouvindo Cinema #13 | Os grande prêmios de John Williams “Tubarão”

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação. Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.