Um projeto desenvolvido pela Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa pode possibilitar que o portador de Insuficiência Renal Crônica, que faz tratamento hemodialítico, receba a medicação na clínica onde está regulado para o procedimento. A cada três meses, a central coletará documentação e exames, necessários para a renovação do processo. A diretora geral da Central Juarez Barbosa, Jacireni de Melo aponta os ganhos que esta ação poderá trazer. “Primeiro a adesão ao tratamento. O paciente via receber este medicamento na clínica onde ele faz hemodiálise. Segundo garantiremos o uso do medicamento na dose certa,” analisa.

O projeto pode ajudar a melhorar vidas como a de Israel Catão de 89 anos que há três anos faz hemodiálise. A filha dele Rossana Catão explica no que a entrega de medicamentos sendo feita na própria clínica pode mudar no dia a dia. “O transporte vai ser feito com muito mais segurança. Além disso, é uma preocupação a menos para o paciente,” exemplifica.

Inicialmente o serviço vai começar em duas clínicas de hemodiálise, atendendo 400 pacientes, uma das unidades é o Hospital das Clínicas de Goiânia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho será estruturado gradativamente e a expectativa é que, até agosto deste ano, as 15 clínicas distribuídas em Goiânia e Região Metropolitana estejam executando o serviço. O secretário Antônio Faleiros, descreve que outra intenção é que a Central de Alo Custo Juarez Barbosa possa realizar a entrega de medicamentos nas casas dos pacientes portadores de doenças crônicas. “Esse é o primeiro passo que estamos dando para melhorar o atendimento dos usuários. Hoje, todos precisam ir ao Juarez Barbosa. Agora, pelo menos estes que tratam a hemodiálise receberão seus medicamentos nas clínicas onde eles tratam. Mas nosso objetivo principal será fazer a entrega domiciliar,” almeja.

A tendência é que este trabalho de entrega de medicamentos em casa seja estruturado a partir da transferência da unidade da Avenida Tocantins para a um prédio, localizado na Rua um também no Centro de Goiânia. A mudança deve ocorrer após a reforma no edifício na nova sede. A reforma está prevista para terminar no próximo mês.