O prazo para pagamento da primeira parcela do 13º salário termina nesta terça-feira, 30 de novembro. Podem receber os trabalhadores com carteira assinada ou que exerceram alguma atividade registrada em 2021.

O professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, explica como é calculado o 13º salário. “O 13º salário é composto por 1/12 do que você trabalhou durante esse contrato. Por exemplo, se você está trabalhando há menos de 12 meses, automaticamente você recebe parcialmente, não é um salário completo”. Assista à entrevista a seguir a partir de 00:30:00

Mas como utilizar esse dinheiro extra da melhor maneira? “Se você está endividado, dê preferência ao pagamento destas dívidas do que assumir novas. Parte posso utilizar para a ceia de natal, parte para pagar uma dívida, fazer outra compra”, orienta Ongaratto.

Para Ongaratto, é interessante pensar também mais à frente, em janeiro, e nas contas que surgem no primeiro mês do ano.

“Em janeiro a gente tem gastos que são exclusivamente em janeiro. Matrícula nas escolas, gasto com IPTU, enfim são outros compromissos que já são assumidos sem ter um acréscimo de renda. Então nunca é interessante gastar todo o 13º sem ter nenhuma reserva”, afirma Ongaratto.

Samuel Straioto e Luiz Carlos Ongaratto no Sagres Sinal Aberto II desta terça-feira (30) (Foto: Sagres TV)