Consultor esportivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Fundador da Advance Inspiring Social Innovation, o catalão Josep Cortada vai contribuir com o projeto do Palmas Futebol e Regatas para ampliar e fortalecer a formação de jovens atletas do clube pelos próximos três anos. 

Com experiência na formação esportiva cidadã, Pitu, como é conhecido, foi diretor da Fundação FC Barcelona e já desenvolveu (de 2010 a 2016) e também atuou como responsável de projetos estratégicos do Departamento de Ação Social e Cidadania da Cataluña.

Leia mais: Sistema Sagres recebe a visita do catalão Josep Cortada, ex-diretor do Barcelona

Em entrevista ao repórter do Sistema Sagres de Comunicação, Rafael Bessa, o empreendedor social frisou que o objetivo é incentivar a formação dos jovens dentro e fora das quatro linhas.

“Estamos elaborando um projeto para fomentar o futebol de formação. De maneira a formar os meninos que são bons em técnica e tática e que são bons jogadores. Mas também formar em valores, formar também como pessoas. Trabalhar também com seus pais e comunidade. E tentar que de alguma forma que a formação que lhe oferecemos seja uma formação integral. Que nos permita desenvolver-se como jogador de futebol, mas também como pessoas que é muito importante”, disse.

Na última segunda-feira (13), Josep visitou o Estádio Nilton Santos e o Centro de Treinamento do Palmas e, conversou com os atletas que formam a base do clube. Através da sua experiência no Barcelona, Cortada acredita que conceitos da filosofia de formação do clube catalão podem ser aplicados no time tocantinense, como uma adaptação da ideia “Més que un club“.

Josep Cortada em visita ao Sistema Sagres de Comunicação (Foto: Sagres Online)

“Um pouco da ideia que temos é essa. O futebol como ferramenta. O futebol como uma maneira muito forte de chegar às crianças e às comunidades. É isso que temos que aproveitar para que se conscientizem que além de bons jogadores de futebol, sejam melhores pessoas. E de alguma forma pensem em algo mais que o futebol e no futuro que tenham todos os valores e toda uma formação para poder trabalhar de uma forma correta”, ressaltou.

O trabalho do Palmas na formação de atletas e valorização das categorias de base ganhou destaque nos últimos anos e se tornou uma referência no país. Em 2022 o projeto se fortalecerá com mais investimentos e oportunidades para os jovens atletas. Josep Cortada frisou a importância do esporte não só como perspectiva profissional, mas também como formação cidadã.

“Formar tecnicamente e temos profissionais excelentes para fazer isso, mas também formá-los com valores e formá-los também seguindo de alguma forma os critérios da Organização Mundial da Saúde. Com habilidades para a vida, como pensamento crítico e superação. Habilidades que os permitam se desenvolver como pessoas”, detalhou.

“Conscientes de uma coisa muito importante, que alguns deles pode chegar a ser profissional, mas que a maioria não deve conseguir isso. E o que temos que procurar é como querem estar trabalhando. Para se tornarem melhores pessoas através do futebol e para se inserirem no mercado de trabalho no futuro”, finalizou.

Cortada também desenvolve projetos na Liga Equatoriana, no Boca Juniors, no River Plate, na Fundação Messi e na Fundação Neymar. Atualmente, ele atua na candidatura de Barcelona como sede dos Jogos de Inverno.