A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia foi o primeiro hospital do Brasil a receber equipamentos doados pelo Papa Francisco destinados a atendimento a pacientes com a Covid-19. É o que explica o diretor técnico da unidade, o médico intensivista Pedro Ivandosvick.

“A Santa Casa recebeu com muita satisfação e orgulho em ser lembrada pelo nosso Papa Francisco que com muita benevolência promoveu essa ação humanitária de fazer a doação desses equipamentos para vários hospitais. Hospitais do Brasil foram contemplados e a Santa Casa sendo a primeira a receber essas doações para ajudar no combate à Covid-19”, afirma.

A entrega foi feita na terça-feira (25), por meio do projeto ‘Esmolaria Apostólica Vaticana’, entidade pela qual o pontífice faz caridade, e que enviou uma comitiva de médicos do Vaticano. Os profissionais foram foram recebidos em Goiânia pelo arcebispo da capital, dom Washington Cruz. O auxiliar bispo dom Levi benzeu os novos equipamentos.

Segundo Pedro Ivandosvick, trata-se de três respiradores e um aparelho de ultrassonografia para atendimento a pacientes graves da Covid-19 que estão internados na Santa Casa.

“Nós recebemos três aparelhos de ventilação mecânica que são utilizados para o suporte dos pacientes graves de Covid-19 que necessitam de intubação orotraqueal e recebemos também um aparelho de ultrassom portátil que é extremamente útil em ambientes de terapia intensiva”, esclarece.

O atendimento a pacientes com a Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia iniciou no mês de junho. São 20 leitos de enfermaria e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para contaminados pelo novo coronavírus.

“A gente fica muito feliz em ter uma sobrevida de aparelhos, porque se, de repente, vários pacientes precisarem e nós não tivermos, pode aumentar essa taxa de mortalidade”, argumenta.

Agora, a Santa Casa conta com 32 respiradores. De acordo com o mapa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há três leitos disponíveis para pacientes da Covid-19 na unidade e sete ocupados.

Além de Goiânia, Porto Alegre receberá as doações do pontífice nesta quinta-feira (27). Os equipamentos serão entregues ao Hospital São Lucas da PUCRS. O anúncio oficial deverá ser feito pelo emissário do Vaticano Antonio Guizzetti, que desembarca nesta quarta (26) na capital gaúcha.