O papa Francisco desembarcou por volta das 15h45 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o pontífice chega para comandar a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada durante toda esta semana na capital fluminense.

Ao chegar ao Rio de Janeiro, o papa foi recepcionado pela presidente Dilma Rousseff. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, também estiveram presentes ao lado de diversas autoridades.

Francisco partiu de Roma, na Itália, no início da manhã desta segunda-feira (22). Durante o voo, o pontífice conversou com dezenas de jornalistas europeus que o acompanhou ao Brasil.

Além dos políticos, as mais altas autoridades da Igreja Católica no Brasil recepcionaram o papa em sua chegada ao território brasileiro.

O papa desfilará no papamóvel pelas ruas do Rio de Janeiro, antes de se encontrar com o governador Sérgio Cabral, no Palácio Guanabara, sede do governo.

Em seguida, ele terá uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Depois seguirá para a Residência Assunção, no Alto da Boa Vista, região Norte do Rio de Janeiro. O local já hospedou o papa João Paulo II por duas vezes. Ele ficará hospedado lá durante toda a semana.