O papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (9) dom João Justino, de 54 anos, como novo arcebispo de Goiânia segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele, que é arcebispo de Montes Claros (MG) e atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), substitui dom Washington Cruz, que pediu renúncia do cargo por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. 

Leia mais: Papa Francisco alerta para “retrocesso da democracia”

O novo arcebispo de Goiânia é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Além disso, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom João Justino se pronunciou sobre sua nomeação e enviou uma mensagem aos integrantes da arquidiocese de Goiânia. “Minha primeira saudação vai para todas as famílias de cada cidade da Arquidiocese de Goiânia. Sei das muitas labutas de vocês. Sei, também, da fé que sustenta cada família, qual Igreja doméstica. Suas alegrias e suas dores não me são desconhecidas. Que meu pastoreio me proporcione estar em sintonia com suas aspirações. O Povo de Deus da Arquidiocese são todos vocês”, afirmou o religioso

Em seguida, ele saudou dom Washington Cruz. “Agradeço sua acolhida generosa e seu
empenho fraterno de preparar minha chegada. Com certeza vou escutar muito de sua
sabedoria e santidade”, comentou João Justino.

Leia mais: Papa diz que jovens estão nas redes sociais, mas são pouco sociáveis

Dom Washington Cruz, de 75 anos, ocupava o cargo de arcebispo de Goiânia desde 2002. Natural da cidade de Itabuna, no Estado da Bahia, o religioso quer permanecer como arcebispo emérito, em Aparecida de Goiânia, segundo o comunicado da CNBB.

Ronaldo Caiado e Rogério Cruz cumprimenta novo arcebispo

O governador de Goiás. Ronaldo Caiado, celebrou a chegada do novo arcebispo por meio de seu Instagram. “Conte comigo para fortalecer ainda mais nossas parcerias em projetos que melhoram a vida da nossa gente”, afirmou o comandante do estado.

Já o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, cumprimentou dom João Justino de Medeiros Silva pela nomeação como arcebispo de Goiânia. Em nota, ele destaca os trabalhos sociais do religioso e ressalta o legado deixado por dom Washigton Cruz. Confira o comunicado na íntegra.

“Dou as boas-vindas ao próximo Arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva, que sucede dom Washington Cruz ao governo pastoral da arquidiocese de Goiânia. A arquidiocese foi agraciada pela vinda de um bispo que detém simplicidade e grande conhecimento teológico. 

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e, tenho certeza, desempenhará um trabalho social importante para a instituição e para o povo goianiense. 

A atuação do Arcebispo emérito Dom Washigton Cruz, que iluminou a vida de diversas famílias goianienses, vai continuar a ser inspiração e luz para os fiéis que tiveram a honra de viver os seus ensinamentos”.