Colocar em prática, desde cedo, atitudes sustentáveis. Esta foi uma das premissas do evento de apresentação do Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade 2018, realizado no Palácio das Esmeraldas, nesta terça-feira (12), em Goiânia.

Com a presença de dezenas de jovens aprendizes da Fundação Pró-Cerrado (FPC), o evento apresentou os temas que serão discutidos no Fórum, tanto na primeira edição em Goiânia, quanto nas subsequentes, na Espanha, no Perú e no Panamá.

E eles estão mesmo afiados no compromisso com o meio ambiente. A jovem aprendiz Elissandra Barbosa, já sabe da importância de se colocar em discussão o conceito de sustentabilidade, desde cedo.

“Deve ser muito discutido, é algo que nos afeta diretamente. Nós vemos os impactos aqui mesmo em Goiânia, como a falta de água. Quanto mais for discutido, melhor será para as gerações futuras e para nós mesmos. Se a educação vem de casa, desde o três ou quatro anos, ela será colocada em prática pelas crianças pela vida inteira”, exemplifica.

A jovem aprendiz Analice conta que participa do programa da Fundação Pró-Cerrado há pouco tempo, mas o suficiente para saber o que é preciso fazer para mudar o comportamento em relação aos cuidados com o meio ambiente. “Não desperdiçar água, economizar energia, não jogar lixo na rua. Se nós temos e para outras pessoas está faltando, é porque precisamos nos conscientizar”, pondera.

Termo de Cooperação

Representando o governador Marconi Perillo, o titular da Secretaria de Cidades, Meio ambiente, Recursos Hídricos e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, assinou o termo de cooperação, selando a parceria no evento de apresentação Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade. Ele falou sobre a importância dos debates acerca de atitudes sustentáveis e da escolha da capital goiana para sedia o evento.

“Quanto mais fóruns, debates, discussões, tiver sobre a questão da sustentabilidade, é muito importante. Eu já fui membro da Fundação Popular Íbero Americana, que tratava de uma agenda política. É muito bom que se tenha, na área da sustentabilidade, esta integração, união, essa troca de informações, esse diálogo, com os países da Íbero América. Goiânia é uma cidade muito estratégica no Brasil, quer seja pela sua logística ou pela sua modernidade”, conclui.

termo