Ex-jogador do São Paulo, o zagueiro Lugano está, praticamente, cortado da partida contra a Holanda na semifinal da Copa do Mundo por ainda sentir dores no joelho. Correndo contra o tempo para se recuperar, ele atualmente faz fisioterapia e sabe que, se não reunir condições físicas suficientes, apenas torcerá pelos outros jogadores.
OUÇA A ENTREVISTA COM LUGANO{mp3}stories/audio/2010/esporte/COPA/lugano uruguai juliano 06 07{/mp3}
Lugano está ciente de que a Holanda conquistou vaga na Copa passando pelas eliminatórias europeias de forma invicta e ainda por cima não perde desde 2008. Para ele, se o Uruguai quiser avançar até a final da competição, deverá fazer um jogo taticamente perfeito.
“Do contrário, é impossível ganhar. Vamos tocar a bola procurando jogadores que desequilibram, como Forlan, Cavani… A gente sabe que um gol é importante. Aí teremos que segurar o zero e ficar atentos para que a Holanda não surpreenda a gente como surpreendeu o Brasil”, lembrou Lugano.
A RENOVAÇÃO
Consciente do feito que o Uruguai tem feito desde as eliminatórias sul-americanas – quando conseguiu vaga na repescagem -, para Lugano, a renovação é o ponto forte da equipe. Depois de tanto tempo, de acordo ele, começaram a perceber que não é só com garra e camisa que se conquista vitórias, mas, também, com organização tática.
“O Uruguai fez, nos últimos quatro anos, talvez, na história do glorioso futebol uruguaio, um projeto a longo prazo, organizado. Muita coisa se corrigiu de anos anteriores. Então, acho que estar aqui hoje é fruto de trabalho”, lembrou o zagueiro.
JOGA OU NÃO JOGA?
Lugano sofreu contusão no joelho e, desde o jogo contra Gana, trabalha 24 horas por dia para recuperar condições de jogo. Mesmo com vontade de jogar, o jogador disse também que confia no companheiro que o substituirá.
“Infelizmente tive essa torção de joelho com pequena lesão no ligamento e não se pode fazer mágica. Tenho que ser humilde e pensar no país, no grupo, e saber o que é melhor para a equipe”, disse Lugano, em entrevista coletiva, com o repórter da RÁDIO 730, Juliano Moreira.