A jornalista ambiental Paula Saldanha, no Fórum Íbero-Americano de Sustentabilidade (Foto: Carol Ongaratto) 

A jornalista ambiental Paula Saldanha foi uma das convidadas para o I Fórum Íbero-Americano de Sustentabilidade, realizado na manhã desta quarta-feira (12) no Núcleo Seu Jaime, no auditório do Sistema Sagres de Comunicação.

Em entrevista ao repórter Samuel Straioto, no programa Manhã Sagres, Paula Saldanha destacou o trabalho por ela realizado desde a década de 70, voltado às questões socioambientais.

“São mais de quatro décadas de luta na área socioambiental no Brasil inteiro, principalmente focando na documentação do país, das populações, dos projetos que estão dando certo, e na divulgação de todas essas boas práticas, desses Brasis em rede nacional de televisão”, enumerou.

Paula Saldanha destacou o papel da comunicação na manutenção de um pensamento sustentável e em harmonia com o meio ambiente. “Hoje em dia, todo mundo tem celular, até dentro das aldeias indígenas, usam as redes sociais. Então a comunicação é fundamental”, esclarece.

Durante o Fórum, Paula Saldanha ministrou palestra sobre a Importância da Comunicação – Transmídia, conversando em todas as mídias. Diante de dezenas de jovens aprendizes, ela relembrou o trabalho realizado na TV Globo, com o programa Globinho, direcionado a crianças e adolescentes e com foco na preocupação e preservação do meio ambiente, e também reportagens especiais no Fantástico.

“Na época era Ecologia, a palavra. E quando a gente mostrava que, por exemplo, a destruição nas áreas de Cerrado, das matas, da cobertura vegetal, de nascentes e da Amazônia, essa destruição descomunal para fins fundiários, a equação estava errada. A gente era chamado de subversivo. No Fantástico fizemos as primeiras grandes reportagens que mostravam que isso era prejudicial para o país economicamente e para as populações. Então a partir de 1992, a questão ambiental veio ganhando força, e eu tenho o prazer de ver filhotes em todas as regiões do país.

Atualmente, Paula Saldanha apresenta e produz reportagens no programa Expedições, das TVs Brasil e Cultura, há mais de 20 anos. Ainda nesta quarta-feira (12), ela participou do programa Sala de Imprensa, da Sagres, com a apresentação de Cléber Ferreira e os convidados o coordenador do Fórum, Estêvão Daltro, o CEO da Global Peace Foundation Brasil Massimo Trombini, o consultor em Alinhamento Estratégico Flávio Mesquita, o professor de Agronomia da UFG Emiliano Godoi, e o secretário adjunto na Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal Carcius dos Santos.

Assista na íntegra o Sala de Imprensa desta quarta-feira, 12 de dezembro 

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FRadio730%2Fvideos%2F347342536043740%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Assista ao I Fórum Íbero-Americano de Sustentabilidade.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Z4TqTdle-s4″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}