O morador Wanderlei de Oliveira mostra o muro destruído por conta de um acidente causado por jamelão na pista (Foto: SagresTV/Reprodução)

Os jamelões estão sendo podados em Aparecida de Goiânia para evitar situações como a que ocorreu em uma casa na Avenida das Mangueiras, no Setor Jardim Mont Serrat. O muro ficou destruído depois que um carro bateu após perder o controle na curva. O morador, Wanderlei de Oliveira, culpa a imprudência do motorista e o fruto, que ao cair no asfalto deixa a pista escorregadia. Ele diz que, felizmente, os dois ocupantes do veículo não ficaram feridos. “Um casal saiu distraído daquela curva e entrou e destruiu o muro aqui da casa”, descreve.

Aparecida de Goiânia possui cerca de 800 jamelões, 152 deles estão na Avenida das Mangueiras, que corta três bairros: os Jardins Maria Inês, Mont Serrat e a Vila Alzira. São podados ate 80% de cada árvore. A poda é preventiva e ocorre antes do período chuvoso, quando o fruto costuma provocar acidentes, a maioria deles, a queda de motociclistas.

A poda deve terminar em novembro. Segundo a prefeitura, em cada espaço entre os jamelões, será plantada uma árvore de uma espécie diferente. A retirada completa dos pés do fruto escorregadio deverá ser feita depois que as novas mudas crescerem.

“É sempre uma dor no coração quando se corta uma árvore, mas em um momento como esse, você tem que fazer escolhas. Ou se escolhe a vida de um cidadão ou uma árvore”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes.

Na Avenida W5, no Setor Santa Luzia, a poda já foi realizada. Quando o serviço for concluído na Avenida das Mangueiras, o trabalho será iniciado em outra região com grande concentração de jamelões.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/QU-7JRxyGv0″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}