O serviço de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia amanheceu inoperante neste sábado (19). Passageiros chegaram aos terminais e encontraram as plataformas vazias. Apenas a Metrobus opera normalmente.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), as garagens da Cootego, HP Transportes, Rápido Araguaia e Viação Reunidas iniciaram o dia paradas.

De acordo com o SET, em nota, há uma paralisação dos trabalhadores “decorrente de uma falta de solução que o setor não encontrou até agora para o restante do pagamento dos salários de novembro que estão atrasados e quitação do 13º salário que as empresas propuseram ao sindicato dos trabalhadores parcelar e não chegaram a um acordo, bem como pela falta de segurança se haverá recursos para o pagamento dos salários de dezembro das empresas que fazem parte do sistema de transporte público”.

De acordo com o sindicato, os motoristas estão nas garagens, mas de braços cruzados. Na nota, o SET lamenta o ocorrido, e entende que “perdeu totalmente a confiança e a credibilidade com os quase 5.000 funcionários do setor por não ter conseguido uma solução para o pagamento dos salários e 13º”.

Em entrevista ao Sagres Sinal Aberto – Edição de Sábado, o presidente do SET Adriano Oliveira disse que há negociações com a categoria e que o sindicato vai tentar intervir para por fim à paralisação ainda neste sábado (19).

Por fim, o sindicato afirma que as “concessionárias estão trabalhando para que o serviço retome sua normalidade até segunda-feira. E afirma continuar na busca por uma solução para a crise instalada que, neste momento, a saída vislumbrada poderia ser o cumprimento, pelos municípios, do Plano Emergencial formulado pelo Estado de Goiás, que, inclusive, foi homologado parcialmente no processo judicial promovido pelo Ministério Público visando assegurar a manutenção da prestação do serviço de transporte público”.

O transporte público em Goiânia foi um dos temas principais da coluna Sagres em Off deste sábado (19). Confira a seguir