Foto: Johann Germano/Sagres On

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), foi considerado, na classificação geral, o melhor terminal da região Centro-Oeste, à frente dos terminais de Brasília (DF) e Cuiabá (MT). O resultado é com base na Pesquisa de Satisfação do Passageiro do segundo trimestre do Ministério da Infraestrutura. De acordo com os entrevistados, a nota de satisfação geral do aeroporto foi de 4,48, alta de 2,1% na comparação com 2018.   

Na categoria dos aeroportos que movimentação até cinco milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Goiânia ficou em terceiro lugar, atrás de Vitória (ES) e Maceió (AL), ambos operados pela Infraero. No período de abril a junho, dos 32 indicadores avaliados pela pesquisa, 25 tiveram notas acima de 4 que é a meta estabelecida pelo Governo Federal.   

Segundo a pesquisa, entre os destaques do aeroporto estão: qualidade do wi-fi (3,47) melhorou 10% na comparação entre o segundo trimestre de 2019 e 2018; disponibilidade de vagas no estacionamento (4,23) aumentou 8,9%; a qualidade da informação nos painéis das esteiras de bagagem foi a maior nota do terminal nesta rodada (4,78).  

“O Santa Genoveva tem evoluído na percepção do passageiro. Os desempenhos recentes têm superado até mesmo a média de sua categoria. Isso indica o propósito da Infraero de melhorar a experiência do passageiro, seja nos itens da empresa ou nos que têm relação com parceiros, como as companhias aéreas, órgãos públicos e os lojistas”, avalia o superintendente do aeroporto, Antônio Erivaldo Sales.   

Perfil 

O Aeroporto Santa Genoveva liga Goiânia a 18 destinos no Brasil. Os que contam com mais voos são, Guarulhos (SP), Congonhas (SP) Viracopos (SP), Confins (MG), Palmas (TO), Brasília (DF) e há voos ainda para Ribeirão Preto (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Barra do Garças (MT), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Recife (PE).    

As operações são realizadas pelas companhias Latam, Gol, Azul e Passaredo e elas contam com um aeroporto com capacidade para 6,3 milhões de passageiros/ano, um pátio de aeronaves com dez posições, sendo quatro em pontes de embarque, e uma pista de pouso e decolagem com 2500 x 45m, que conta com instrumentos de auxílio aos pousos em caso de mau tempo e baixa visibilidade.