Mobilidade urbana e ações de preservação do meio-ambiente. Esses fora os temas destacados pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, no primeiro dia do encontro da rede Uberlac de Cidades Sustentáveis na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, que está sendo acompanhado de perto pelo repórter da Rádio 730, Frederico Jotabê. Na reunião, que contou com representações de cidades da América Latina, Caribe, e Europa, Paulo Garcia apresentou experiências sobre desenvolvimento sustentável e, também falou sobre os desafios da cidade em melhorar a mobilidade urbana.


Ouça a matéria de Frederico Jotabê:

{mp3}stories/audio/Reportagens_Jornalismo/2011/fred colombia{/mp3}


No início de sua apresentação, o prefeito expôs um vídeo no qual destacou a implantação de 26 parques ecológicos na cidade, além de mais seis que devem ser construídos ainda este ano. O vídeo também ressaltou a distribuição de 1,4 milhão de mudas à população e a construção e reforma do parque Mutirama. O vídeo também deu um destaque especial para o programa Macambira-Anicuns, projeto que prevê a implantação de um dos maiores parques lineares do mundo, com investimentos de mais de U$ 90 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão que promoveu o encontro na Colômbia.

Para o prefeito Paulo Garcia, o primeiro dia do encontro foi importante para reconhecer que os problemas enfrentados pela América Latina são parecidos com os vivenciados pelos municípios europeus. “Todas as cidades, independente de elas estarem localizadas na América Latina, na Europa, e terem um orçamento milionário ou menor, elas tem proporcionalmente problemas semelhantes. É evidente que aquelas que estão localizadas nos países chamados desenvolvidos já superaram alguns obstáculos que nós estamos vivenciando agora”, disse Paulo, em entrevista ao Frederico Jotabê.

O petista destacou alguns projetos que já foram implantados em Goiânia, e que somente agora estão sendo desenvolvidos em cidades da Espanha e da Itália. “Eu fiquei surpreso que Florença e Bilbao, que são duas cidades antiqüíssimas, Florença é uma cidade história, das mais tradicionais da Itália, agora que estão desenvolvendo o projeto de Internet sem fio público e gratuito. Nós já temos isso, em pequena escala, mas já temos”, declarou.

Entretanto, o prefeito admitiu que tais cidades apresentam inúmeros exemplos que possam ser seguidos pela administração em Goiânia. “É natural que existem projetos relacionados a menor gasto e consumo de energia, utilização de energia renovável, projetos de transporte de massa que algumas cidades precisam ser analisadas por nós para que nós possamos adaptar a nossa realidade ao que eles já fizeram”, comentou.

Troca de experiências

A coordenadora do encontro, a representante do BID Patrícia Torres, concorda com o prefeito Paulo Garcia. Segundo ela, os problemas das cidades latino-americanas e européias são comuns, e, por este motivo, reiterou a importância da integração de seus líderes. “Há muita relação entre umas e outras, são problemas universais. Há diferentes etapas e desenvolvimentos, mas os processos são similares. Então é muito factível que tenhamos experiências concretas para trocar”, analisou Patrícia.

“O mais importante é que agora os líderes conversem, os técnicos das cidades conversem, e perguntem, troquem detalhes, porque aqui é um fórum aberto onde tratamos os temas gerais, mas é importante o encontro das pessoas”, completou. Um importante ponto levantado por Patrícia é a visão à longo prazo, que, segundo a coordenadora, as cidades da América Latina precisam aprender com os europeus.

“Temos visto temas fundamentais que para a região da América Latina temos que aprender a visão de largo prazo. Na América Latina somos de curto prazo, como chegar a ter para as mudanças climáticas, para o tema ambiental, para o tema da cidade, a visão tem que ser de largo prazo, e isso nós vimos hoje. Essa é um ensinamento que a Europa. Eles sabem que as coisas não mudam de um dia para outro”, avaliou Patrícia.